Sabores da Índia - Home

Tomilho Vulgar

Na designação geral de Tomilho encaixam várias plantas do género Thymus, família das Lamiaceae ou Labiatae, cujas folhas são portadoras de aroma e sabor pronunciados, e, por isso, utilizadas na cozinha como condimento de variados pratos.
Todos os Tomilhos têm cheiro e gosto aromáticos fortes, com traços comuns, mas tonalidades específicas de cada espécie. O Tomilho Vulgar é o mais frequentemente usado, mas outros tomilhos merecem, também, ser experimentados.

 

Especiaria:   

Tomilho Vulgar

Planta:   

Tomilho Vulgar

Nome Botânico:   

Thymus vulgaris L.

Género:   

Thymus

Família:   

Lamiaceae ou Labiatae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Sul da Europa

Distribuição:   

Hoje é bastante cultivado na Europa Meridional e no Norte de África, mas também nos EUA. Na Índia é espontâneo nas maiores elevações das montanhas Nilgiris, em Tamil Nadu.

Partes Usadas:   

 Folhas

O Tomilho é uma especiaria típica das culinárias Europeias, em especial a da região Mediterrânica, sendo usado em inúmeros cozinhados, das mais diversas formas. Tem um sabor forte, aromático.
Na Índia, sabor equivalente é conseguido à custa do Ajowan.

 Óleo Essencial

As folhas do Tomilho contêm óleo essencial que varia drasticamente em quantidade - 0,75 a 6,5 % - com o clima, a altura da colheita, e as condições em que são armazenadas. Os principais constituintes do óleo essencial são o timol - cerca de 40 % - e o carvacrol - à volta de 15 %.
É usado em aromaterapia.

Propriedades:   

Antisséptico, aperitivo, balsâmico, carminativo, digestivo e tónico

Tomilho Vulgar - Extremidade florida

Dicionário

 Sabores da Índia - Home