Sabores da Índia - Home

Sésamo

 

Especiaria:   

Sésamo

Planta:   

Sésamo

Nome Botânico:   

Sesamum indicum L.

Género:   

Sesamum

Família:   

Pedaliaceae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Anual

Origem:   

Dada como nativa de lugares tão diversos como a Índia e a África Tropical

Distribuição:   

Hoje é principalmente cultivada na Índia e no Extremo Oriente. Na Índia a cultura concentra-se nos estados de Uttar Pradesh, Madhya Pradesh, Rajasthan, Orissa, Gujarat, Andhra Pradesh, Tamil Nadu, e Maharashtra.

Partes Usadas:   

 Sementes, só secas, ou secas e torradas
Sementes secas e torradas

As sementes de Sésamo, torradas ou não, são ingrediente típico de cozinhas que vão do México ao Japão, passando pelo Médio Oriente, Índia, China, etc., e começam e sê-lo também na Europa. Sabem a frutos secos, sabor que se acentua quando as sementes são torradas.
No Médio Oiente e regiões circundantes, são a base da tahini.

 Óleo

As sementes de Sésamo encerram cerca de 50 - 60 % de óleo com qualidade alimentar, que é extraído por expressão a frio, ou a quente.
Contém uma elevada percentagem de gorduras insaturadas - índice de iodo = 115 -, o que faz dele uma boa gordura alimentar.
Algum é extraído de sementes não torradas, e fica com uma cor clara, como qualquer óleo alimentar, e um sabor relativamente neutro. Serve de gordura para fritar nalgumas regiões, como, por exemplo, no Estado Indiano de Maharashtra
Outro, em especial no Extremo Oriente - China, Japão, etc. - é extraído após uma torrefacção das sementes, o que lhe confere uma cor final escura e um acentuado sabor a frutos secos. É usado como elemento aromatizante, ou, no máximo, como parte pequena de gordura para fritar - exemplo o Japão, onde algumas especialidades fritas são-no numa mistura de 1 parte de óleo de Sésamo para 10 partes de óleo vegetal. corrente.

Sésamo - Sementes secas

Dicionário

 Sabores da Índia - Home