Sabores da Índia - Home

Papoila da Índia

 

Especiaria:   

Papoila da Índia

Planta:   

Papoila da Índia

Nome Botânico:   

Papaver somniferum L.

Género:   

Papaver

Família:   

Papaveraceae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Anual

Origem:   

Ásia Ocidental

Distribuição:   

Muito cultivada na Ásia, não só para fins alimentares - é dela que vem o ópio -, menos cultivada na Europa, onde os agricultores enfrentam largas restrições, para barrar a produção daquele alcalóide. Na Índia cultiva-se em Uttar Pradesh, Punjab, Rajasthan e Madhya Pradesh.

Partes Usadas:   

 Sementes secas

As sementes são colhidas à maturidade, e postas a secar, apresentando, conforme as variedades, cor cinzenta carregada ou branca - a última é a mais corrente na Índia.
Marcam presença na cozinha Moghul do norte da Índia, mas também nas do nordeste do país e do Estado de Bengala Ocidental. Têm um sabor agradável, a frutos secos.

 Óleo

As sementes da Papoila da Índia, contêm cerca de 45 % de óleo de qualidade alimentar, que se extrai por expressão a frio.
Rico em gorduras insaturadas - índice de iodo = 133 -, é usado na culinária de algumas regiões da Índia.
Era também muito apreciado em Paris, sob o nome Huile d´Oeillette, no século XVI.
Hoje, a extracção deste óleo, que conserva a designação, está reduzida à escala artesanal, só na zona norte de França, não faltando todavia apreciadores da sua finura e do seu suave sabor a avelã.

Notas:   

Cápsulas Verdes de Papoila da Índia

Embora seja da Papoila da Índia que se extrai o ópio, as sementes são praticamente destituídas desse alcalóide, que é obtido a partir das cápsulas das sementes, mas quando elas estão ainda no estado verde. Delas se extrai, por incisão, um látex que, depois de solidificar ao ar, é o Ópio puro
No século XVII, era muito popular na corte dos Imperadores Moghul uma bebida inebriante feita das cápsulas da Papoila da Índia, e chamada de post, ou posto - nome tirado do dado à Papoila da Índia nalgumas línguas Indianas, pelos então colonizadores Ingleses.

Papoila da Índia - Sementes secas

Dicionário

 Sabores da Índia - Home