Sabores da Índia - Home

Hortelã Vulgar

Dá-se o nome genérico de Hortelã a qualquer planta do género Mentha, família das Lamiaceae ou Labiatae, cujas folhas servem, pelos seus aroma e sabor, para tempero dos mais diversos preparados culinários.
As Hortelãs cruzam-se com extrema facilidade, dando origem a inúmeros híbridos - mais de 600 são hoje as variedades já caracterizadas. Todas elas têm gosto e aroma intensos, com tonalidades comuns, mas com tipicidade própria de cada variedade.
Em Portugal a mais corrente das Hortelãs é a Hortelã Vulgar, com o sabor que bem se lhe conhece, enquanto na Índia as mais vulgares têm sabores a pender para o da Hortelã Pimenta. Valerá a pena tentar, na busca do sabor autêntico, experimentar substituir a Hortelã Vulgar, nas receitas que pedem Hortelã, por outras Hortelãs menos correntes.

 

Especiaria:   

Hortelã Vulgar

Planta:   

Hortelã Vulgar

Nome Botânico:   

Mentha viridis L.; Mentha spicata L.

Género:   

Mentha

Família:   

Lamiaceae ou Labiatae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Provavelmente Ásia Ocidental

Distribuição:   

Hoje é profusamente cultivada na Europa, mas também noutras regiões do planeta com clima propício, por exemplo a América do Norte, onde se encontra naturalizada
Na Índia, cultiva-se no Punjab, em Uttar Pradesh e Maharashtra.

Partes Usadas:   

 Folhas

As folhas, que são um bem conhecido apaladante de muitos pratos, devem ser usadas frescas, e, quando picadas, devem sê-lo imediatamente antes de serem usadas.

Propriedades:   

Digestiva, carminativa, estimulante, estomáquica e vermífuga

Hortelã Vulgar

Dicionário

 Sabores da Índia - Home