Sabores da Índia - Home

Coentro

 

Especiaria:   

Coentro

Planta:   

Coentro

Nome Botânico:   

Coriandrum sativum L.

Género:   

Coriandrum

Família:   

Apiaceae ou Umbelliferae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Anual

Origem:   

Mediterrâneo Oriental - provavelmente região da Grécia -, e da Ásia Menor

Distribuição:   

Actualmente cultivado na Europa, Rússia, Marrocos, Índia e Extremo Oriente, Estados Unidos, América Latina, etc., mas a variedade cultivada na Europa e na Rússia - Coriandrum sativum L. var. microcarpum - dá frutos mais pequenos que a variedade usada nas culturas orientais - Coriandrum sativum L. var. vulgare.
Na Índia é cultivado mais intensamente em Madhya Pradesh, Maharashtra, Rajasthan, Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Karnataka e Bihar.

Partes Usadas:   

 Sementes secas

As sementes do Coentro são duplas, unidas, formando o que parece ser uma semente única, quase redonda, com cerca de 5 mm de diâmetro.
Colhe-se a planta quando se pretende usar partes dela frescas, mas quando a finalidade é o aproveitamento das sementes, estas são colhidas à maturidade e postas a secar, ficando com uma cor amarela acastanhada.

 Folhas e caules tenros frescos

Ao contrário das sementes, as folhas e caules tenros perdem substancialmente o sabor quando submetidos a calor, pelo que são normalmente empregues crus, ou então adicionados só no final da cozedura.

 Raiz fresca

Na Tailândia - prática ao que sabemos única - a raiz fresca da planta é usada como agente aromatizante em vários pratos, as mais das vezes em conjunto com as folhas.
A raiz tem um sabor próximo do das folhas e suporta uma cozedura mais prolongada sem perda de paladar.

 Óleo Essencial

As sementes de Coentro contêm cerca de 0,1 % de óleo essencial, cujo principal componente é o coriandrol - cerca de 80 %.
Usado em aromaterapia.

Propriedades:   

Antiespasmódico, antiúrico, carminativo, digestivo

Coentro - Sementes secas

Dicionário

 Sabores da Índia - Home