Sabores da Índia - Home

Coco

 

Especiaria:   

Coco

Planta:   

Coqueiro

Nome Botânico:   

Cocos nucifera L.

Género:   

Cocos

Família:   

Arecaceae ou Palmae

Porte:   

Árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Oriundo da península extremo do Sueste Asiático, possivelmente da região da actual Malásia

Distribuição:   

Provavelmente cultivado pela primeira vez na Índia e resto do Sueste Asiático, terá daí saído pela mão de emigrantes.
Hoje está espalhado por todas as regiões tropicais da Terra. Na Índia, o cultivo concentra-se sobretudo em Karnataka, Kerala e Tamil Nadu.

Partes Usadas:   

 Parte carnuda do fruto, em fresco ou desidratada

Fruto de uma elegante palmeira, o Coco tem presença obrigatória, directa, ou indirectamente - através do leite de coco -, na cozinha da Índia e dos demais países do Sueste Asiático. Tem um sabor suave, com traços doces e de frutos secos.

 Água de coco

Liquido que enche a cavidade interior do fruto, de sabor refrescante, muito usado pelos locais para se dessedentarem.
Para obter a “água de Coco”, usa-se um saca-rolhas para abrir um dos “olhos” do Coco, que deve estar livre de bolor, e depois, sacode-se o Coco para dentro dum recipiente. Normalmente só um dos “olhos” se consegue abrir assim.

 Óleo

A «copra», o Coco desidratado, contém 60 a 70 % de óleo de qualidade alimentar.
Extraído por expressão, é usado na culinária de muitos países tropicais, conferindo aos cozinhados um gosto típico. Por exemplo, na Índia, é responsável pelo sabor característico de muitos pratos do Estado de Kerala. No mercado é conhecido pelos nomes de Óleo de Coco ou Óleo de Copra.

 Seiva

A seiva do Coqueiro dá, por concentração - conseguida fervendo-a horas a fio -, cristais de um saboroso açúcar - Jaggery, na Índia.
Fermentada dá um «vinho» - Toddy, na Índia -, o qual, destilado, dá uma bebida fortemente alcoólica - Arrak, na Índia e noutros países.
Deixando-se progredir a fermentação da seiva, consegue-se o Vinagre de Palma.
Em Goa faz-se, durante todo o ano, com excepção da época das monções, a Madachi Feni, bebida obtida da seiva do coqueiro.

Notas:   

Do Coqueiro, como se vê acima, quase tudo se aproveita, o que o classifica como planta de inegável interesse prático e económico.

Cocos num mercado

Dicionário

História

 Sabores da Índia - Home