Sabores da Índia - Home

Cardamomo de Malabar

A designação geral de Cardamomo aplica-se a várias plantas dos géneros Elettaria e Amomum, ambos da família das Zingiberaceae, cujas sementes são condimento indispensável de muitos cozinhados de uma faixa da Terra que vai das regiões ocupadas pela grande nação Árabe aos confins do Sueste Asiático, passando pela Índia e pelo Sri Lanka.
Realce para o Cardamomo de Malabar que merece dos especialistas o cognome de 'rei dos Cardamomos'. Ele difere dos outros Cardamomos pelo aspecto, mas também pela maior nobreza dos seu aroma e sabor. Todos são, todavia, razoavelmente intermutáveis. O Cardamomo Preto é uma excepção, e, por isso, tratado à parte.

 

Especiaria:   

Cardamomo de Malabar

Planta:   

Cardamomo de Malabar

Nome Botânico:   

Elettaria cardamomum White et Mason; Elettaria repens [Sonnérat.] Baillon; Alpinia cardamomum Roxburgh; Amomum repens Sonnérat; Amomum Cardamomum White; Renealmia Cardamomum Roscoe; Matonia Cardamomum Smith

Género:   

Elettaria

Família:   

Zingiberaceae

Porte:   

Arbusto

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Costa do Malabar, que se estende desde Goa até à ponta do sub-continente Indiano

Distribuição:   

Na Índia, surge, espontâneo, em autênticos jardins de cardamomo, mas é também largamente cultivado nas florestas acidentadas dos Gates Ocidentais, em Karnataka e Kerala, e em partes das regiões de Madurai, Nilgiris e Tirunelveli, no estado de Tamil Nadu.
A Índia é o principal produtor mundial, mas o largo consumo interno não permite grandes exportações.
O maior exportador mundial é a Guatemala, onde a cultura foi introduzida no início do século XX, tendo por objectivo único a exportação.

Partes Usadas:   

 Frutos secos

Os frutos são cápsulas com a forma de caroço de laranja, com 0,8 a 1,5 cm de comprimento, cerca de 0,5 cm de diâmetro, e encerram, cada um, 15 a 20 sementes duras, angulosas, e escuras.
Colhidos à maturação, são secos ao sol, ou sobre lume brando, podendo, ou não, serem antes submetidos a um tratamento de branqueamento da casca, ficando com uma cor amarelo-palha.
A descoloração arrasta, dizem os entendidos, uma diminuição do aroma das sementes, pelo que devem ser preferidos os frutos de cor verde.
Normalmente, os frutos são usados inteiros, mas ligeiramente esmagados, para expor as sementes - o elemento mais aromático.

 Óleo Essencial

As sementes do Cardamomo de Malabar contêm cerca de 8 % de óleo essencial, dominado pela presença de alfa-terpeno - 45 % -, mirceno - 27 % - e limoneno - 8 %.
É usado em aromaterapia.

Propriedades:   

Digestivo, antisséptico e estimulannte

Cardamomo - Frutos secos

Dicionário

História

 Sabores da Índia - Home