Sabores da Índia - Home

Laranja Amarga

 

Especiaria:   

Laranja Amarga

Planta:   

Laranjeira Amarga

Nome Botânico:   

Citrus aurantium subsp. amara [L.] Engl.

Género:   

Citrus

Família:   

Rutaceae

Porte:   

Árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Provavelmente Norte ou Nordeste da Índia

Distribuição:   

As primeiras laranjas amargas fora trazidas para a Europa pelos Mouros, provavelmente no século IX, e postas a cultivo na região de Sevilha, à altura o centro cultural Árabe na Península Ibérica.
Na índia, a laranja amarga é cultivada nas montanhas Khasi, no estado de Meghalaya, na região de Cachar, no estado de Assam, e na região de Guntur, no estado de Andhra Pradesh. Encontra-se em estado selvagem nas montanhas Naga, em Nagaland, e nas montanhas Khasi, em Meghalaya.

Partes Usadas:   

 Pele

Usada essencialmente como aromatizante, aproveitando o óleo essencial que contém.

 Casca

A casca da Laranja Amarga, especialmente a das variedades de casca grossa, pode ser cristalizada em açúcar, dando uma agradável sobremesa.
É, também, excelente em compota - a «marmalade» dos Ingleses.

 Flores

As flores de Laranja Amarga dão, por infusão em água fria, a Água de Flores de Laranjeira, muito em voga nos princípios do século XX como sedativo suave.
Destiladas pelo vapor de água dão um óleo essencial - Óleo de Neroli, ou, simplesmente, Neroli - de composição complexa, usado em aromaterapia pelas suas propriedades calmantes.
O condensado da destilação, que fica depois de separado o óleo essencial, é uma Água de Flores de Laranjeira ainda mais eficaz.

 Óleo Essencial

A pele de Laranja Amarga liberta, por pressão, um óleo essencial muito usado como aromatizante.

Laranjas Amargas na árvore

Dicionário

 Sabores da Índia - Home