Sabores da Índia - Home

Noz de Areca

 

Especiaria:   

Noz de Areca

Planta:   

Arequeira

Nome Botânico:   

Areca catechu L.

Género:   

Areca

Família:   

Arecaceae ou Palmae

Porte:   

Árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Sueste Asiático

Distribuição:   

Hoje é cultivada na Índia, no Sri Lanka, na Tailândia, na Malásia, nas Filipinas, etc.. Na Índia, cultiva-se ao longo das costas dos estados de Karnataka, Kerala, Tamil Nadu, West Bengal, Assam e Maharashtra.

Partes Usadas:   

 Miolo do fruto

A Arequeira é uma palmeira cujos frutos fazem lembrar pequenos cocos, e é debaixo da sua casca fibrosa que se encontra a Noz de Areca, do tamanho de uma noz vulgar, com o interior branco creme, sulcado de intrincadas veias castanhas.
Os frutos são colhidos verdes, ou maduros, altura em que têm cor amarela dourada ou escarlate.
Se colhidos verdes, a "noz macia" - chikni, em hindu - é desembaraçada da casca, cozida para a libertar do seu sabor amargo, e seca ao sol; se colhidos maduros, são secos ao sol, inteiros, até a noz ficar dura - chali, em hindu - e solta, e depois descascados.
A noz fica extremamente dura, sabor adstringente, e tem que ser partida em pequenos pedaços antes de ser usada, utilizando um utensílio especial chamado sarota, na Índia.
No mercado, há a Noz de Areca de 1ª escolha - lâminas com 1 mm de espessura, e comprimento entre 1/2 e 2 cm -, e de 2ª escolha - pedaços irregulares, com cerca de 3 mm, coloridos ou não.
É, conjuntamente, com o Betle, indispensável na preparação de um masticatório muito popular na Índia.
Tem um sabor típico, adstringente

 Rebentos

Os rebentos da Arequeira, cozidos, são muito agradáveis, podendo comparar-se, no sabor, à Alcachofra, mas para melhor.
Nos países quentes, os rebentos de outras palmeiras - Oreodoxa oleracea Mart., das Índias Ocidentais, a que dá os melhores, Tamareira, Coqueiro, e outras - são aproveitados da mesma forma, e tidos como dos mais apreciados legumes.
É possível adquiri-los enlatados, na Europa, sob o nome Chou Palmiste.

Arequeira - Frutos [Nozes de Areca] secos

Dicionário

 Sabores da Índia - Home