Sabores da Índia - Home

Ajowan

 

Especiaria:   

Ajowan

Nome da Planta:   

Ajowan

Nome Botânico:   

Trachyspermum ammi [L.] Sprague; Carum copticum [L.] Benth. and Hook. f.; Carum copticum [L.] C.B. Clarke; Trachyspermum copticum [L.] Link

Género:   

Trachyspermum

Família:   

Apiaceae ou Umbelliferae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Anual

Origem:   

Natural do Mediterrâneo Oriental, provavelmente do Egipto

Distribuição:   

Terá sido levada do Mediterrâneo Ocidental para a Índia pelos Gregos, quando estes invadiram a Ásia Central. Hoje é cultivada em MadhyaPradesh, Andhra Pradesh, Gujarat,Maharashtra, Uttar Pradesh,Rajasthan e Bihar.
Cultivada também, mas em menor escala, no Egipto, no Irão e no Afeganistão.

Partes Usadas:   

 Sementes secas

O uso das sementes de Ajowan está quase confinado à Ásia Central, e à Índia.
São condimento de muitos acepipes Indianos e têm larga aplicação na medicina Ayurvédica da Índia, para combater a febre e males do aparelho digestivo. Por exemplo, a Água de Ajowan - Ajowan Water - é muito usada localmente para debelar doenças intestinais, cólera inclusive.
Têm um forte sabor a tomilho. Por isso, na cozinha, o tomilho pode funcionar como substituto do Ajowan, nem sempre fácil de encontrar no Ocidente.

 Óleo Essencial

As sementes de Ajowan encerram 2,5 a 5 % de óleo essencial, cujo constituinte principal é o timol - 35 a 60 % -, o que justifica o seu pronunciado sabor a tomilho.

Notas:   

Na cozinha etíope, que revela uma marcada influência das culinárias Indiana e Árabe, as sementes de Ajowan marcam presença numa mistura de especiarias chamada berbere.

Ajowan - Sementes secas

Dicionário

 Sabores da Índia - Home