Sabores da Índia - Home

Fitoterapia


Cortesia Ernst Lehner - Symbols Signs and Signets

A Fitoterapia, ou tratamento de doenças pelas plantas, é uma disciplina ancestral, acerrimamente defendida pelos seus fiéis, fortemente criticada pelos seus detractores.

Como em muitas outras coisas na vida, no meio estará a virtude: nem a Fitoterapia cura todos os males, nem a Humanidade teria chegado aos dias de hoje sem ela.

A Fitoterapia mais não faz que tirar partido dos princípios activos terapêuticos presentes em inúmeras plantas, para o tratamento, e prevenção, de males vários.

E, se é verdade que as virtudes desses princípios terapêuticos foram descobertas por via empírica, não é menos verdade que a moderna ciência de investigação - quando a isso se dedica - vem, regra geral, confirmá-las, como não é menos verdade que a moderna indústria farmacêutica continua a fazer largo uso de extractos de plantas, e reproduz, em laboratório, por síntese, substâncias medicamentosas que descobriu no reino vegetal.


Cortesia Ernst Lehner - Symbols Signs and Signets

Ao fazer uso de meios diversos - água, álcool, vinho, vinagre, etc. - para extrair, dissolvendo-os, os princípios activos das plantas, a Fitoterapia proporciona preparados com concentrações de substâncias activas tão baixas que o seu uso por leigos não apresenta, geralmente, qualquer perigo.

De qualquer modo, só deverão ser utilizadas fórmulas para preparações fito terapêuticas recolhidas de obras idóneas, ou elaboradas por ervanários de reconhecida competência.Também as doses de plantas indicadas nessas fórmulas não devem ser significativamente excedidas, para evitar uma exagerada concentração de princípios activos das plantas nas preparações resultantes.

 Sabores da Índia - Home



statistics in vBulletin