Sabores da Índia - Home

Ayurveda


Cortesia Vivek S. Kambli

Um Vaidya - médico Ayurveda
da Índia antiga

A Ayurveda - Ayu (vida) + Veda (sabedoria) -, ou medicina Ayurvédica, é um sistema de medicina que nasceu na Índia, no 2º milénio A.C., com princípios básicos enunciados no Atharvaveda, um dos Vedas sagrados.

Inicialmente era um conjunto de práticas mágicas, somadas ao uso de amuletos e plantas para fins medicinais, e assim permaneceu até cerca da era cristã.

Recebeu depois a influência estruturante de Caraka, um médico, que escreveu a formal final do tratado Caraka-samhita, no séc. I.

Caraka escreveu: "Um médico que aborda o corpo de um doente sem a luz da sabedoria e da compreensão nunca poderá curar doenças. Deve, primeiro, estudar todos os factores, e, depois, prescrever o tratamento. É mais importante prevenir a ocorrência de uma doença que procurar a sua cura". Estas palavras mostram bem como, para ele, o diagnóstico tinha um papel central, e como a prevenção das doenças era importante.

No seu tratado, cerca de 1000 doenças eram já identificadas, sendo enumerados os sintomas e prescritos os respectivos tratamentos.

Segundo ele, no diagnóstico o médico devia empregar todos os seus cinco sentidos, e no tratamento, visando sempre o equilíbrio interior do corpo, devia usar princípios dietéticos, exercício físico e drogas, especialmente plantas – Caraka usava 500. E era o médico que devia colher, e preparar, as drogas que receitava.

A Ayurveda não só sobreviveu até aos nossos dias como é o sistema de medicina usado por 500 milhões de Indianos, sobretudo nas áreas rurais.

Possui estatuto próprio, reconhecido pelo Indian Medical Council, instituído pelo Governo Indiano em 1971. O mesmo organismo regula o seu ensino normal, e de pós-graduação, e as qualificações exigíveis para a praticar.

Tem expressão literária em trabalhos tão importantes como The Ayurvedic Pharmacopoeia of India (Vol. I to IV) e Medicinal Plants used in Ayurveda, NationalAcademy of Ayurveda, 1998.

 Sabores da Índia - Home































statistics in vBulletin