Sabores da Índia - Home

Gamba

Hindu - Jhinga

As Gambas são Camarões de grandes dimensões.
A pesca anual de Gambas na Índia representa cerca de 20 % do total anual capturado em todo o mundo.
Está desigualmente distribuída pelas duas costas, ficando-se a costa oriental pelos 17 % do total de capturas, enquanto a ocidental é responsável pelos restantes 83 %.
Também em termos estaduais o desequilíbrio existe, sendo os estados de Maharashtra e Kerala responsáveis por 76 % das capturas, sendo que Maharashtra (48 %) quase duplica as capturas em relação a Kerala (28 %).
A maioria das espécies de Gambas existentes nas costas Indianas pertence à famílias dos Penaeídeos, e estão distribuídas por três géneros:
  Penaeus;
  Metapenaeus;
  Parapenaeopsis.
Na generalidade são crustáceos versáteis, que suportam ambiente marítimo, águas estuarinas, salobras, e, até, nalguns casos, água doce.
Segue-se uma muito breve panorâmica das espécies capturadas na Índia, identificadas pelos seus nomes científicos, e correspondentes nomes portugueses e / ou ingleses, sempre que os conheçamos.
Género Penaeus
Deste género há 8 espécies representadas nas águas Indianas: Penaeus japonicus, P. latisulcatus, P. canaliculature, P. monodon, P. semisulcatus, P. inducus, P. merguiensis e P. penicillatus. Das 8, todavia, só 3 são capazes de sustentar uma actividade piscatória continuada:
 Penaeus indicus, White Prawn, que ocorre em toda a costa ocidental, e na costa sueste, com especial abundância nas costas dos estados de Kerala e Karnataka, sendo apanhada todo o ano, com excepção do período das monções;
 Penaeus monodon, Camarão Tigre, Tiger Prawn, que aparece na costa oriental, e na costa sudoeste, com especial preferência pelas costas dos estados de Bengala e Orissa, decorrendo a época alta da apanha entre Novembro e Maio;
 Penaeus semisulcatus, Banana Prawn ou Flower Prawn, que surge nas costas oriental e ocidental, com relevância para as costas de Goa, e dos estados de Karnataka, Maharashtra e Gujarat, sendo entre Outubro e Fevereiro a época alta das capturas.
Género Metapenaeus
São 10 as espécies que representam este género nos mares da Índia: M. dobsoni. M. monoceros, M. affinis, M. brevicornis, M. ensis, M. lysianassa, M. burdenroadi, M. stebbengi, M. kutchensis e M. alcocki. Todavia, como no género anterior, só algumas delas têm real importância piscatória:
 Metapenaeus dobsoni, Brown Shrimp, que aparece quer na costa ocidental quer na oriental, e abunda nas costas dos estados de Kerala e Karnataka, e sofre o máximo de capturas entre Julho e Outubro;
 Metapenaeus monoceros, Brown Shrimp, das costas ocidental e oriental, com predominância das costas dos estados de Andhra Pradesh e de Orissa, decorrendo entre Novembro e Maio a estação alta de pesca;
 Metapenaeus affinis, King Prawn ou Pink Prawn que marca presença em toda a costa ocidental, e partes da costa oriental, com relevância para a costas dos estados de Maharashtra e Kerala, sendo entre Novembro e Maio a época alta de capturas.
Género Parapenaeopsis
Presentes em águas Indianas estão 7 das espécies deste género: Parapenaeopsis uncta, P. corntra maxillipedo, P. nana, P. acclivirostris, P. sculptilis, P. hardwickii e P. stylifera. Delas, só uma tem interesse económico:
 Parapenaeopsis stylifera, Marine Shrimp, da costa oriental e na ocidental, com predominância da zona sudoeste, e especial incidência nas costas dos estados de Kerala e Karnataka, sendo a época alta de capturas entre Maio e Setembro.

Gamba

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin