Sabores da Índia - Home

Banana

A Banana é o fruto das várias espécies de Bananeira, Musa sps., família das Musaceae.
Basicamente, as Bananas podem classificar-se em duas grandes categorias: Bananas de Sobremesa e Bananas Pão.

Banana de Sobremesa

Hindu - Kela
Concani - Kel, Kelambo

Friso de Bananeiras de Sobremesa

Friso de Bananeiras de Sobremesa

Bananas que, depois de maduras, sendo mais ou menos doces e aromáticas, conforme as variedades, podem ser comidas cruas.
Destacam-se a Banana Prata, Musa paradisiaca L. – subsp. sapientum (L.) O. Kuntze, também chama Figo-Banana, de sabor muito delicado, fresco e açucarado, a Banana Roxa, Musa paradisiaca L. – var. sanguinea Welw. ex Bak., chamada Figo da Índia por Garcia da Horta, e a Banana Anã, Musa nana Lour., que ocorre na Madeira.

Bananas de Sobremesa maduras

Banana Pão

Hindu - Hara Kela
Concani - Kêli
Tamil - Vaazhai

Frutos de várias variedades de uma espécie de Bananeira, Musa paradisiacal L., que, mesmo depois de maduros, geralmente só se consomem cozidos, assados, e fritos, ou cortados em fatias e secos ao sol, e seguidamente tratados à maneira de batata ou pão, ou reduzidos a farinha.
São, por razões óbvias, usadas essencialmente em pratos envolvendo cozedura, não sendo, porém, impossível o consumo, em cru, das variedades menos fibrosas.
Na Índia, a Banana Pão é cultivada nos estados de Assam, Madhya Pradesh, Bihar, Gujarat, Andhra Pradesh, Karnataka, Maharashtra - na região de Jalgaon -, Goa, Bengala, Tamil Nadu e Kerala.
É suavemente laxativa, antiflogística intestinal - com especial efeito nas colites - e antidiarreica.

Bananas Pão

Flor da Bananeira Pão
Hindu - Kela ka Phool

As Bananeiras Pão dão, ainda, um dos mais apreciados vegetais da Índia, e Sueste Asiático em geral, a Flor da Bananeira Pão - inflorescência purpúrea que pende na extremidade do cacho de Bananas, que é normalmente cortada imediatamente após a formação dos frutos.
O seu «coração», depois de exposto, é cortado longitudinalmente em quatro, com o auxílio de uma faca oleada - cozinheiros minuciosos dão-se, ainda, ao trabalho de removerem o pedúnculo duro de cada flor, o que, sendo fastidioso, dizem os especialistas, é compensador. Depois, é picado, e escaldado, após o que pode ser usado temperado com Leite de Coco, ou qualquer outro molho condimentado. Pode, ainda, ser incorporado em preparações culinárias, depois do escaldão inicial.

Flor da Bananeira Pão

Coração Flor da Bananeira Pão já arranjado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin