Sabores da Índia - Home
Símbolos - Swastika


Cortesia Asterognosis
 
Swastika estilizada
A Swastika é, a seguir ao Om, o mais importante símbolo religioso para os Hindus.

Contrariamente ao Om, não está associada a qualquer som ou sílaba, tendo somente representação gráfica.

A sua forma mais comum é a de uma cruz com os braços dobrados, com as dobras viradas no sentido dos ponteiros do relógio.

Etimologicamente, discute-se a origem do nome.

Uns sustentam que será a contracção das palavras Sânscritas su - bom - e asati - ser, existir. A amálgama teria dado swasti – depois swastika, com junção do sufixo ‘ka’–, querendo dizer ‘ser bom’.


Cortesia Sudheer Birodkar
 
Fortaleza em forma de Swastika
Outras associam o termo a uma fortaleza que terá tido o nome de Su Vastu. As palavras Sânscritas Su - bom – e vastu - abrigo, habitação -, amalgamadas, teriam dado suwastu - depois swastika - , querendo dizer ‘bom abrigo’. De notar que uma fortaleza construída em forma de swastika, com quatro portões, permitiria que, caso um dos portões cedesse à fúria do inimigo, somente 1/4 da estrutura seria conquistada.


Cortesia Asterognosis
 
Vaso decorado com uma Swastika
A Swastika é um símbolo de bons auspícios usado nas páginas de abertura de livros de contabilidade, nas entradas das casas, nas portas, nas ofertas, em rituais, etc..

Para além da forma mais comum da Swastika, existe outra, com as dobras dos braços viradas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio – ocasionalmente designada Sauwastika -, outra ainda, que é uma amálgama das duas, e muitas outras formas estilizadas.

Também para os Jains e os Budistas a Swastika tem significado especial, sendo, para os primeiros, um dos astamangalas - símbolos de bons auspícios usados em rituais.

 Sabores da Índia - Home