Sabores da Índia - Home

Símbolos - Desporto - Hóquei em Campo

 

Embora não oficialmente reconhecido como tal, o Desporto Nacional Indiano é o Hóquei em Campo, modalidade em que a Índia ocupa lugar cimeiro no "ranking" mundial.
Entre 1928 e 1956 a Equipa Olímpica Indiana ganhou seis sucessivas medalhas de ouro, correspondentes a outros tantos primeiros lugares conquistados nas Olimpíadas de 1928, em Amesterdão, Holanda, 1932, em Los Angeles, EUA, 1936, em Berlim, Alemanha, 1948, em Londres, Reino Unido, 1952, em Helsínquia, Finlândia, e 1956, em Melbourne, Austrália. Nas Olimpíadas de 1928, a Índia disputou 5 partidas sem sofrer qualquer golo.
O nome deste desporto deriva de ‘hoquet’, designação de um jogo similar praticado em França na Idade Média.
O Hóquei em Campo dos tempos modernos começou a ser jogado no Reino Unido nos fins do séc. XIX, com um primeiro clube – Blackheath, no sueste de Londres – a aparecer em 1861, e outro - Teddington - a dar um contributo definitivo para as regras fundamentais do jogo adoptadas, em 1886, pela Hockey Association de Londres. O exército britânico foi, depois. responsável pela disseminação do jogo na Índia, durante a ocupação do país pela Inglaterra.

Jogadores de Hóquei em Campo em acção

 Sabores da Índia - Home