Sabores da Índia - Home

Símbolos - Animal Aquático - Platanista gangetica gangetica

Hindu - Susu, Shishumaar

O Golfinho do Ganges ou Golfinho do Ganga, Platanista gangetica gangetica é um golfinho de água doce que vive nos sistemas fluviais Ganga-Brahmaputra-Meghna, e Karnaphuli-Sangu, da Índia e do Bangladesh, e tem o estatuto de Animal Aquático Nacional da Índia.
É uma subespécie da espécie Platanista gangetica, pertence à família dos Platanistidae e à ordem dos Cetaceae, e terá saltado do ramo das baleias durante o Oligoceno, há 30 - 35 milhões de anos.
Prefere zonas fluviais com alguma agitação: arredores de pequenas ilhas, curvas, zonas de chegada dos afluentes, etc.. Na época das monções sobe os afluentes, e pode aparecer na costa de Bengala, seguindo a água doce ejectada pelos rios nessa altura; na época seca, regressa às correntes principais dos rios.
Suporta um vasto leque de temperaturas (8 a 33° C) e vive a profundidades de 3 - 9 m, emergindo periodicamente para respirar.
Tem olhos rudimentares e, consequentemente, uma visão muito fraca.
À nascença mede 70 cm e, quando adulto, raramente excede os 3 m de comprimento, com as fêmeas a serem maiores que os machos. O peso típico de um adulto varia entre os 50 e os 90 kg.Um juvenil é desmamado por volta dos 8 -12 meses de idade, surgindo a maturidade sexual só aos 10 anos, e a morte entre os 18 e os 22 anos.
É um animal semi-gregário segundo uns, essencialmente solitário segundo outros. Predador de topo, alimenta-se de peixes, crustáceos e moluscos.
O aumento da população humana junto aos rios onde vive modificou, e degradou, drasticamente o seu habitat, e colocou-o na posição de espécie seriamente ameaçada.
O governo do estado do Uttar Pradesh recuperou temas de velhos textos Hindus que realçam a força com que o Ganga brotou dos caracóis do cabelo de Shiva, arrastando peixes e golfinhos. Um esforço para mobilizar as populações na preservação deste emblemático animal.
Uma outra subespécie vizinha, Platanista gangetica minor, o Golfinho do Indus, vive no Rio Indus, ou Indo, e seus afluentes Beas e Sutlej, no Paquistão.

Golfinhos
Cortesia NOAA - OAR/National Undersea Research Program (NURP)

 Sabores da Índia - Home