Sabores da Índia - Home

West Bengal


Mapa - West Bengal

West Bengal é um estado do nordeste da Índia, limitado a norte pelo Butão e por Sikkim, a nordeste por Assam, a leste pelo Bangladesh, a sul pela Baía de Bengala, a sudoeste por Orissa, a oeste por Jharkhand e Bihar, e a noroeste pelo Nepal.

O nome bengal ou bangla, deriva do nome do antigo reino de Vanga, ou Banga.

A região de Bengala era, no século III, parte do Império Maurya, para, no século IV passar para o domínio do Império Gupta.

No século XIII transitou para mãos muçulmanas, e assim se manteve até que foi conquistada pelo inglês Robert Clive, em 1757. Em 1765, a Companhia das Índias Orientais passou a administrá-la.

Outros países ocidentais estavam, todavia, presentes na região: Hugli-Chunchura (Chinsura) foi um posto comercial holandês até 1825; Shrirampur (Serampore), foi um posto dinamarquês até 1845; Chandarnagar (Chandernagore) esteve em mãos francesas até 1949.

Após a independência da Índia, em 1947, a parte leste de Bengala – a divisão East Bengal / West Bengal já havia ocorrido sob administração inglesa - tornou-se no Paquistão Oriental – actual Bangladesh.

Em 1950 o principado de Koch Bihar foi integrado em West Bengal. Em 1956, para permitir a união das partes norte e sul de West Bengal – até então separadas – o vizinho Bihar perdeu algumas terras.

O rio mais importante de West Bengal é o Hoogly, e o estado tem mais de 1000 km de canais navegáveis.

É em West Bengal que fica Darjeeling, famosa pelo seu chá.

Área: 88.752 km2

Principais centros: Calcutá (a capital), Howrah, Chandernagore, Burdwan

 Sabores da Índia - Home