Sabores da Índia - Home

Uttarakhand


Mapa - Uttarakhand

Estado relativamente recente do norte da Índia.

Limitado a norte pela Região Chinesa do Tibete, a leste pelo Nepal, a sul por Uttar Pradesh, a oeste por Haryana, e a noroeste por Himachal Pradesh.

O nome existe há séculos e deriva da junção das palavras do Sânscrito uttara - 'norte' - e khand - 'país' ou 'parte de país'.

A região é muitas vezes chamada de Terra dos Deuses, tantos são os lugares e templos sagrados, e de peregrinação, para os Hindus que nela estão localizados.

Na Idade Média, a área estava consolidada em dois reinos: o de Garhwal, a ocidente, e o de Kumaon, a oriente. O último prosperou, entre os séculos XIII e XVIII com a dinastia de Rajás Chand, oriunda das planícies da Índia. O primeiro conheceu as dinastias de Rajás Parmar e Panwar, também vindas das planícies indianas.

Em 1971, o expansionista Império Gurkha do Nepal apoderou-se de Kumaon, e, em 1803, conquistou Garhwal.

Com o fim da guerra anglo-nepalesa em 1816, boa parte do território passou para mãos inglesas.

Integrado em Uttar Pradesh depois da independência da Índia, acabaria por ser 'extraído' dos distritos himalaicos do noroeste desse estado, tornando-se um estado da União Indiana em 9 Novembro de 2000, com o nome de Uttaranchal. Em Janeiro de 2007 assumiu o nome final de Uttarakhand.

É em Uttarakhand que está prestes a concluir-se a gigantesca Barragem de Tehri, nos rios Bhagirathi - Bhilangana, concebida em 1953.

Área: 53.566 km2

Principais centros: Dehradun (a capital), Nainital

 Sabores da Índia - Home