Sabores da Índia - Home

Uttar Pradesh - Sarnath

O Dhamek Stupa, em Sarnath
Cortesia The World Factbook

O Dhamek Stupa, em Sarnath
Imagem ampliada

Mais Fotos
Estrada de acesso
Perto do Stupa
Stupa

Fotos Galeria

Localizada 13 km a noroeste de Varanasi, Sarnath - ou Mrigadava, ou Migadaya, ou Rishipattana, ou Isipatana -, é um lugar de grande significado para os Budistas, sendo um dos quatro lugares de peregrinação mencionados por Buda. Lá se encontra o Dhamek Stupa.

Os 'stupas' originais eram montes de terra circulares envolvidos por grandes pedras. O Imperador Maurya Ashoka começou a construir stupas que continham pedaços de ossos calcinados, e outras relíquias de Buda e dos seus discípulos.

O Dhamek Stupa foi construído cerca do ano 500, para substituir outro mandado construir por Ashoka, em 249 A.C., conjuntamente com outros monumentos, para comemorar a sua peregrinação ao local.

Diz-se que marca o sítio do Parque de Veados - Isipatana ou Rishipattana) onde Buda terá dado o primeiro sermão aos seus cinco discípulos depois de ter alcançado a iluminação. Em 640, Xuanzang, de visita ao local, registou que o Dhamek Stupa tinha 91 m de altura, e que, nas suas redondezas, viviam 1500 monges.

Na sua forma actual o Dhamek Stupa, a mais imponente estrutura existente em Sarnath, é um sólido cilindro de tijolo e pedra, com 43,5 m de altura e 28 m de diâmetro, e a parede exterior repleta de delicadas figuras esculpidas e inscrições. A sua base parece ser a original do tempo de Ashoka.

No local está um museu recheado com imagens de Buddah e bodhisattvas - do Sânscrito pali bodhisatta, 'aquele cuja essência é a iluminação (bodhi)' - lá encontradas. A mais famosa é a de Buddah sentado, a pregar, com a face sorridente, e um halo magnificamente esculpido com motivos florais.

Fotos Galeria

 Sabores da Índia - Home