Sabores da Índia - Home

Uttar Pradesh - Fatipur Sikri

 

Também conhecida por Fatehpur Sikri é uma cidade histórica do Uttar Pradesh, situada cerca de 30 km a oeste de Agra.

Em 1569, o Imperador Moghul Akbar visitou a aldeia de Sikri, e avistou-se com eremita muçulmano Chisthi, que lá vivia. Dele recebeu a profecia de que o seu desejo por um herdeiro seria concretizado com o nascimento de um filho varão. E assim aconteceu. Ainda em 1569, nasceu em Sikri o filho de Akbar que viria a reinat como Imperador Jahangir. Considerando o sítio auspicioso, Akbar decidiu fazê-lo capital do Império Moghul, assim nascendo Fatipur Sikri. Em 1571, Akbar dirigiu pessoalmente a construção da Mesquita Jami Masjid – Grande Mesquita -, onde fez incluir um túmulo ricamente adornado para os restos mortais de Chisthi. A entrada sul da mesquita, o colossal Buland Darwaza – Portão da Vitória -, foi erigido para comemorar a conquista do Gujarat por Akbar, em 1573. Outros edifícios foram mandados erguer pelo Imperador: um palácio feito para a sua esposa Jodha Bai, um átrio para audiências imperiais, etc...

Em 1586 Akbar mudaria a capital do Império Moghul para Delhi, na sequência da exaustão das reservas aquíferas que abasteciam Fatipur Sikri.

Hoje um sítio essencialmente turístico, a cidade foi escolhida por muitos para observarem, e fotografarem, o eclipse total do Sol de 24 de Outubro de 1995.

Vista de Fatipur Sikri
Cortesia Sudheer Birodkar

Vista de Fatipur Sikri

 Sabores da Índia - Home