Sabores da Índia - Home

Uttar Pradesh - Allahabad

 

A actual cidade de Allahabad doi fundada em 1583 pelo Imperador Moghul Akbar, que lhe chamou Al-Ilahabad - 'cidade de deus'.

O local escolhido para a nova cidade foi a da antiga cidade sagrada de Prayag, situada na Triveni Sangam, confluência dos rios Ganges, Yamuna, e o mítico Saraswati. Prayag tinha ancestral importância religiosa para os budistas, atestada por um Pilar de Ashoka existente na entrada do velho forte estrategicamente situado onde os rios se encontram. Também para os Hindus era local sagrado - ainda hoje todos os anos ali acontece um festival/peregrinação, e, a cada 12 anos, lá se faz um festival maior - Kumbha Mela - que congrega milhares de peregrinos. Tradicionalmente, os Hindus fazem da peregrinação uma proclamação de que renunciaram aos objectivos materiais da vida. A intenção está plasmada na canção Bhagvad Geeta - 'canção do deus abençoado' -, que reza Karmanya Vaadhi Kaarasthe, Ma Faleshu Kadachana - 'um mortal deve cumprir o seu dever sem esperar daí quaisquer frutos.

Allahabad foi capital provincial do Império Moghul e, entre 1599 e 1604, serviu de quartel general ao príncipe rebelde Salim, mais tarde Imperador Moghul Jahangir. No exterior do forte de Allahabad está o túmulo construído para o filho rebelde de Jahangir, Khusru.

Com o declínio dos Moghuls, a cidade mudou várias vezes de mãos, acabando, em 1801, na posse da inglesa Companhia das Índias Orientais. Foi palco, em 1857, de um grande massacre, no decurso do Motim Indiano contra a presença inglesa. Entre 1904 e 1949 foi capital das Províncias Unidas - hoje Uttar Pradesh - e serviu de centro do movimento independentista Indiano. A casa da cidade onde habitou a família de Motilal Nehru, um dos principais conselheiros de Gandhi, é hoje um museu. Jawaharlal Nehru, seu filho, seria o primeiro Chefe de Governo da Índia independente.

Devoto Hindu fazendo as suas preces junto à Triveni Sangam, em Allahabad
Cortesia Sudheer Birodkar

Devoto Hindu fazendo as suas preces junto à Triveni Sangam, em Allahabad

 Sabores da Índia - Home