Sabores da Índia - Home

Uttar Pradesh - Forte de Agra

Fotos Galeria

O Forte de Agra, também chamado Lal Qila e Forte Vermelho de Agra, foi inicialmente um forte de tijolo existente já no ano 1000 D.C.. Começou a ganhar notoriedade quando Sikandar Lodi (1487–1517), o primeiro sultão muçulmano de Delhi, decidiu mudar a sua residência para o forte, tendo então Agra adquirido o estatuto de segunda capital do sultanato.

Morto Sikandar Lodi em 1517, sucedeu-lhe seu filho Ibrahim Lodi, que continuou a residir no forte por mais nove anos, até ser derrotado, e morto, em batalha, em Panipat, em 1526. Nesse período, vários palácios, poços e mesquitas, foram acrescentados ao complexo do forte.

Após Panipat, os Moghul comandados por Baber apoderaram-se do forte e do vasto tesouro que albergava. Humayun viria ser coroado no forte, em 1530.

Mais tarde, o seu filho Akbar, reconhecendo a importância estratégica de Agra, tornou-a capital, em 1558, e iniciou a reconstrução do forte em 1565. Durante oito anos, 1.500.000 trabalhadores deram corpo aos projectos do soberano. Na construção foram usados tijolo, nas superfícies interiores, e calcário vermelho da região de Barauli, no Rajasthan, nas interiores. Com os seus 2.500 m de muralha, ficou 'uma fortaleza tão capaz que lá cabem mais de 10.000 casas', como escreveu o jesuíta português Francisco de Azevedo, que por lá passou em 1631.

O neto de Akbar, Shah Jahan, reforçaria o papel central do forte, e refaria muitas das construções que dele faziam parte, privilegiando como material de construção o mármore branco, muitas vezes com incrustações de ouro e pedras semi-preciosas. Mandaria, também, construir, a apenas 2,5 km de distância, o Taj Mahal. Shah Jahan foi, no final da vida, aprisionado no forte pelo seu filho Aurangzeb, o último dos Moghul. Diz-se que morreu na torre Muasamman Burj, dotada de uma varanda de mármore com vista privilegiada para o Taj Mahal.

O Forte foi, também, palco de uma das batalhas ocorridas durante o Motim Indiano, em 1857.

Fotos Galeria

O Jahangiri Mahal, no forte de Agra
Cortesia The World Factbook

O Jahangiri Mahal, no forte de Agra


Mais fotos:
Jahangiri Mahal
Janela
Alpendre
Arcos

 Sabores da Índia - Home