Sabores da Índia - Home

Tripura


Mapa - Tripura

Tripura é um estado do nordeste da Índia, limitado a norte, oeste, e sul, pelo Bangladesh, a nordeste pelo Assam, e a leste por Mizoram.

É atravessado de norte para sul por seis linhas de montanhas paralelas, com uma altitude máxima de 950 metros, intercaladas com vales cavados por vários rios que correm para norte, nomeadamente os Juri, Manu e Deo, Dhalai, e Khowai.

O território é fortemente florestado e fértil em caça grossa - tigres, leopardos, elefantes, chacais, javali, etc.. Nas zonas agricultáveis produzem-se madeira, arroz, juta, algodão, chá.

A história de Tripura começa com uma obscura época em que teriam reinado na área vários Marajás.

Depois, durante os reinados de Dharma Manikya (1431 – 62) e Dhanya Manikya (1463 - 1515), a sobreania de Tripura alargou-se, graças a várias campanhas militares a grande parte de Bengala, Assam, e Birmânia.

No princípio do século XVII o império moghul viria a subjugar boa parte de Tripura. Em 1765, quando a Companhia das Índias Orientais se tornou o poder governante de Bengala, a parte de Tripura pertencente aos moghul ficou sob administração inglesa, passando a investidura dos soberanos de Tripura, após 1808, a ser feita pelo poder britânico.

O ultimo Marajá de Tripura, foi Bir Bikram Kishore Manikya, que subiu ao trono em 1923 e decidiu, antes de morrer em 1947, que o reino devia unir-se à recém independente Índia.

Tripura tornou-se oficialmente parte da Índia em 15 de Outubro de 1949, e foi feito território agregado da União Indiana em 1 de Setembro de 1956. Em 21 de Janeiro de 1972 adquiriu o estatuto de estado da União Indiana.

Área: 10.486 km2

Principais centros: Agartala (a capital), Belonia, Khowai

 Sabores da Índia - Home