Sabores da Índia - Home

Tamil Nadu


Mapa - Tamil Nadu

Tamil Nadu é um estado da costa sueste da Índia, limitado a oriente e sul pelo Oceano Índico, a oeste por Kerala, a noroeste por Karnataka, e por Andhra Pradesh a norte.

Tem como principais rios os Godavari, Kistna, Cauvery, e Pennar.

Entre os séculos XVI e XIX, a região foi palco de lutas entre soberanos locais rivais: os Calukyas de Badami, os Pallavas de Kañci, e os Pandyas de Madurai.

Por volta de 850, a zona foi dominada pela dinastia Cola, com Rajendra I (1014 – 1044) a destacar-se como principal rei. No meio do século XIV, foi o reino de Vijayanagar que dominou a região.

Em 1640, a Companhia das Índias Orientais abriu um entreposto comercial na aldeia de Madraspatnam – hoje Chennai (Madras).

Depois, até 1946, a história da região é a da Presidência de Madras, com a ascendência, e depois decadência, do poder inglês na Índia.

Seguiu-se a independência da Índia, em 1947, para, em 1953, se separar da Presidência o estado de Andhra Pradesh, falante de Telugu. Em 1956 viriam a separar-se Kerala, falante de Malayalam, e Karnataka, falante de Kannada, ficando Tamil Nadu restrito à área da região falante de Tamil.

Tamil Nadu é um estado essencialmente agrícola, embora Chennai seja um importante centro industrial.

Área: 50.215 km2

Principais centros: Chennai (Madras) (a capital), Trichinopoly, Madurai

 Sabores da Índia - Home