Sabores da Índia - Home

Sikkim


Mapa - Sikkim

Sikkim é um estado minúsculo, entalado entre o Nepal a oeste, o Butão a leste, e o Região Chinesa do Tibete a norte. A sul, tem fronteira com o estado de Bengala.

O nome deriva de su him - 'nova casa'.

Dois terços do estado são montanhas com neve perpétua. Domina na paisagem o Kanchenjunga (8.598 m), o pico mais alto da Índia e o terceiro mais alto do mundo. Outras montanhas importantes são Tent, Kabru, e Pauhunri – todas com mais 7.000 m. Diz a lenda que o abominável homem das neves - localmente chamado Nee-gued se passeia pelas montanhas de Sikkim.

Em 1816 os ingleses devolveram os territórios ocupados ao reino de Sikkim, em reconhecimento pelo apoio na guerra anglo-nepalesa entre 1814 e 1816, para logo no ano seguinte o transformarem num protectorado britânico.

Em 1875, a Companhia das Índias Orientais obteve de Sikkim jurisdição sobre Darjeeling.

Subsequentes desentendimentos com os ingleses levaram à ocupação de Sikkim por estes em 1849, e à assinatura de um tratado com o reino em 1861. Sikkim ficou um principado sob supervisão inglesa.

Portão do Mosteiro Budista Enchey, em Rumtek
Cortesia Galen Frysinger

Portão do Mosteiro Budista Enchey, em Rumtek

Em 1890 os ingleses fizeram um acordo com o Tibete definindo as fronteiras entre o Tibete e Sikkim e reconhecendo as relações especiais entre a Índia Inglesa e Sikkim.

Após a independência da Índia em 1947, negociações levaram à assinatura de um tratado entre Sikkim e a Índia, em 1950, tornando o reino um protectorado Indiano.

Sikkim acabaria por ser integrado, por referendo, na União Indiana, em 15 de Maio de 1975.

A população é maioritariamente de ascendência nepalesa, e a religião budista tem uma forte presença.

Área: 7.096 km2

Principais centros: Gangtok (a capital)

 Sabores da Índia - Home