Sabores da Índia - Home

Rajasthan - Jaipur

 

Jaipur, capital do estado de Rajasthan, no noroeste da Índia, foi fundada pelo Maharaja Sawai Jai Singh, em 1727, e construída segundo os antigos preceitos Hindus de arquitectura - Vastu-Shastra -, sendo inteiramente rodeada por uma muralha dotada com sete portões. Os seus edifícios são, predominantemente, de cor rosa, o que lhe valeu o cognome de 'Cidade Rosa'.

Tem um observatório astronómico a céu aberto - Jantar Mantar, ou Yantra Mantra -, mandado construir, no século XVIII, pelo Maharaja Jai Singh, com base em técnicas de observação e medição enunciadas em antigos textos de astronomia Hindus, como os Aryabhattiya e Pancha-siddhanka, datados do século V. Outros locais de interesse são o Palácio Rambagh, e o Hava Mahal, ou Palácio do Vento.

Jaipur é um importante centro de comércio e de indústria têxtil, e um relevante nó ferroviário. A sua Universidade data de 1947.

Para oeste da cidade está o maior lago da Índia, o efémero lago salgado Sambhar, que preenche uma depressão da cordilheira Aravali com cerca de 250 km2 de área, e fica, normalmente, seco nos meses mais quentes. Os sais de sódio sedimentados no leito do lago são dissolvidos pelas chuvadas anuais, e, depois, concentrados por evaporação solar, formando camadas de sal que lembram, à distância, neve. A tradição atribui a formação do Sambhar a Sakambari, uma forma de Durga. Os depósitos salinos foram explorados pelo Império Moghul, e depois partilhados pelos Principados de Jaipur e Jodhpur.

Interior do Palácio Rambagh, em Jaipur
Cortesia Sudheer Birodkar

Interior do Palácio Rambagh, em Jaipur

Jantar Mantar
Cortesia Sudheer Birodkar
Jantar Mantar
Cortesia Sudheer Birodkar

Pormenores do Jantar Mantar

Hava Mahal, em Jaipur
Cortesia Sudheer Birodkar

Hava Mahal, em Jaipur

 Sabores da Índia - Home