Sabores da Índia - Home

Punjab


Mapa - Punjab

O Punjab é um estado do noroeste da Índia, formado a partir da parte oriental da antiga província do Punjab – a parte ocidental foi integrada no Paquistão em 1947, aquando da divisão dos dois países.

É limitado a ocidente pelo Paquistão, a norte por Jammu e Kashmir, a leste por Himachal Pradesh, e a sul por Haryana e Rajasthan.

O nome é uma composição das palavras persas panj - cinco – e ab - água, querendo dizer 'terra das cinco águas', ou 'terra dos cinco rios' – os Beas, Chenab, Jhelum, Ravi, e Sutlej. A raiz recuada pode ser pañca nada, Sâncrito para 'cinco rios'.O nome não corresponde porém à realidade actual, porque, no Punjab de hoje, só os Sutlej e Beas correm no território.

A história do actual Punjab começa com Banda Singh Bahadur, um eremita que se fez soldado e que, com o seu grupo de guerreiros Sikhs, em 1709 – 1710, libertou a parte leste do Punjab de então das mãos dos moghul.

A derrota, e execução, de Banda Singh, em 1716, deu início a prolongadas lutas dos Sikhs contra os moghul e afegãos.Em 1764 – 65, os Sikhs acabaram por dominar a região, e Ranjit Sigh (1780 – 1839) transformou o Punjab num potente reino, juntando-o às províncias adjacentes de Multan, Kashmir, e Peshawar.

Em 1849 o reino sucumbiu perante as tropas da Companhia das Índias Orientais, e caiu sob domínio inglês como província do Punjab.

No fim do século XIX, o movimento nacionalista apoderou-se da região – um dos episódios mais sangrentos do movimento aconteceu em Amritsar, em 1919, com o massacre de Jallianwala Bagh, ordenado pelo general inglês Reginald E.H. Dyer, a resultar em 400 mortos e 1200 feridos.

Com a independência da Índia, em 1947, a província do Punjab foi dividida entre a Índia e o Paquistão, a parte oriental, mais pequena, a ficar para a Índia.

A parte Indiana foi inicialmente organizada em três estados: Punjab, Patiala and East Punjab States Union (PEPSU) - um conjunto de principados de antes da independência: Jind, Nabha, Faridkot, Kapurthala Kalsia, Malerkotla, e Nalagarh -, e Himachal Pradesh.

Seguiram-se tempos de reclamação, pelos Sikhs, de um estado falante de Punjabi, com Tara Singh, primeiro, e Sant Fateh Singh, depois, a conduzi-las.

Em Novembro de 1956, o Punjab é aumentado com a junção de Patiala e da PEPSU.

Em 1 de Novembro de 1966, viria a ser dividido, dando origem ao estado de Haryana – falante de Hindu – e ao actual Punjab – falante de Punjabi.

Chandigarh, uma cidade recente, que havia sido construída para ser capital do Punjab, tornou-se, com as regiões circundantes, num território autónomo, ficando a partilhar as funções de capital deste, do Punjab e do Haryana.

Desde então, a história do Punjab não tem sido totalmente pacífica, com episódios de violência decorrentes da luta de facções Sikh pela criação de uma território exclusivamente Sikh.

Área: 50.362 km2

Principais centros: Chandigarh (a capital), Faridabad, Bahadugarh, Amritsar

 Sabores da Índia - Home