Sabores da Índia - Home

Orissa - Puri

 

Cidade capital do distrito com o mesmo nome, cuja população foi quase aniquilada pelo episódio de fome que, em 1866, assolou Orissa.

A região foi, em 1803, ocupada pelos ingleses, que viriam a enfrentar, no ano seguinte, a revolta do Raja de Khurda, e, em 1817-18, uma revolta de camponeses.

A cidade, que é residência de Verão do governador de Orissa, fica na costa da Baía de Bengala, sendo uma estância turística e um centro de indústria e comércio focados no artesanato, na cura de peixe, e no processamento de arroz.

É nela que fica o Templo de Jagannatha, famoso local de peregrinação Hindu, e cenário do Rathayatra, um dos maiores festivais celebrados anualmente em honra de Krishna. Construído no séc. XII, o templo alberga imagens de madeira, em tosco, de Jagannatha - forma sob a qual Krishna é adorado localmente -, seu irmão Balabhadra, e sua irmã Subhadra.

O distrito comporta a quase totalidade do lago Chilka, um dos maiores da índia, uma massa de água salina pouco profunda onde o peixe abunda.

Templo de Jagannatha, em Puri
Cortesia Sudheer Birodkar

Templo de Jagannatha, em Puri

 Sabores da Índia - Home