Sabores da Índia - Home

Orissa


Mapa - Orissa

Orissa é um estado da costa oriental da Índia, banhado pela Baía de Bengala, com uma população maioritariamente Hindu, formado pela fusão de vinte e quatro antigos principados.

Limitado pela Baía de Bengala a leste, por Bengala a nordeste, Jharkhand a norte, Chhattisgarh a ocidente, Andhra Pradesh a sul.

É atravessado pelo rio Mahanadi, onde a barragem de Hirakind é fonte de água para irrigação e produção de electricidade.

Na Idade Média, com a dinastia Ganga, fundada por Anantavarma Codagangadeva (1078-1147), Orissa atingiu o seu máximo esplendor. Durante essa dinastia foram construídos os mais importantes templos Hindus da região: Jagannatha – Senhor do Universo -, em Puri, Surya Deula – Templo do Sol -, em Konarka.

Aos Ganga sucederam os Surya – dinastia fundada por Kapilendra (1435-66) – que conquistaram terra vizinhas dominadas pelos muçulmanos, expandindo o território de Orissa. O último soberano da dinastia Surya – Prataparudra – viria a tornar-se um pacifista, facto que contribuiu para que, após a sua morte, em 1540, Orissa declinasse, acabando por ser conquistado pelos afegãos que reinavam sobre Bengala.

O moghul Akbar conquistou Orissa aos afegãos entre 1590 e 1592. Com a queda do império moghul, em 1761, parte de Orissa voltou para o domínio dos nawabs de Bengala, mas a sua maior parte caiu para os Marathas.

A parte dominada por Bengala passou para domínio inglês em 1757, e o restante foi conquistado pelos ingleses em 1803. As duas partes ficaram a ser administradas separadamente, para , em 1936, serem unificadas numa só província – fora da unificação ficaram todavia 26 principados da região.

Só em 1947, com a independência da Índia, esses principados viriam a ser integrados no estado de Orissa - excepção para Saraikela and Kharsawan.

Área: 155.707 km2

Principais centros: Bhubaneshwar (a capital), Cuttack (ex-capital, no delta do Mahanadi, importante área de produção de arroz), e Rourkela

 Sabores da Índia - Home