Sabores da Índia - Home

Nagaland


Mapa - Nagaland

O estado de Nagaland fica no noroeste da Índia, na fronteira com a Birmânia.

Limitado a sul por Manipur, a oeste e noroeste por Assam, a nordeste por Arunachal Pradesh, a leste pela Birmânia.

É povoado, maioritariamente, por membros da etnia Naga - do Hindustani nange = nu -, designação dada a várias tribos desta região montanhosa encostada à Birmânia, que falam uma variedade de línguas e dialectos ligados ao Birmanês. Os Naga foram, num passado recente, caçadores de cabeças.

Zona tribal guerreira no passado, tem a sua história ligada ao vizinho Assam, invadido, em 1816, pelos birmaneses e por eles governado entre 1819 e 1826, ano em que caiu sob domínio inglês. Em 1892, o domínio inglês viria a estender-se a quase todo o actual Nagaland, pondo fim relativo às guerras entre tribos e à prática de caçar cabeças.

Aquando da independência da Índia, em 1947, Nagaland ficou integrado no Assam. Sucederam-se movimentos unionistas e independentistas dos Naga, que levaram a que, em 1957, a região fosse unificada, ficando sob administração directa do governo da União Indiana. Nagaland viria a adquirir o estatuto de estado em 1963. Daí até cá, a sua história não tem sido totalmente pacífica.

É montanhoso, com as montanhas Naga a subirem abruptamente do vale do rio Brahmaputra até 600 m, e depois, para sueste, até aos 1800 m. As Naga fundem-se com a cordilheira Patkai, ao longo da fronteira com a Birmânia, com o Saramati como pico maior, com 3830 m.

O perfil montanhoso é cavado por diversos rios, nomeadamente os Doyang, Dikhu, Barak, e os afluentes do Chindwin, que corre na Birmânia vizinha.

Florestas cobrem boa parte do território, que é rico também em fauna selvagem - elefantes, tigres, leopardos, ursos, várias raças de macacos e veados, etc..

A economia é essencialmente agrícola – arroz, milho, painço, leguminosas, tabaco, batata, oleaginosas, etc. -, embora a floresta também seja um importante meio de subsistência.

Área: 16.579 km2

Principais centros: Kohima (a capital), Dimapur, Mokokchung, Tuensang

 Sabores da Índia - Home