Sabores da Índia - Home

Mizoram


Mapa - Mizoram

Mizoram – 'terra dos Mizos' – foi, entre 1972 e 1987, um território da União Indiana centralmente administrado. Tornou-se um estado em 1987.

É limitado a este e sul pela Birmânia, a oeste pelo Bangladesh, a noroeste por Tripura, a norte por Assam, e a nordeste por Manipur. A população, genericamente denominada mizos - 'gente das montanhas' - é maioritariamente de origem chinesa, e o catolicismo é a religião prevalecente.

Está no mapa mundial da biologia graças a um fenómeno periódico, localmente designado mautam, que desespera os agricultores locais e foi já responsável por sérios episódios de fome generalizada.

Trata-se da floração e subsequentes frutificação e morte do Bambu Muli (Melocanna baccifera), abundante na região, que ocorrem de 48 em 48 anos. A abundância de frutos de Bambu Muli faz explodir a população habitual de ratos pretos – 50 fêmeas originam rapidamente 10.000 indivíduos. Quando os frutos que restam germinam, o alimento acaba e os ratos lançam-se sobre as culturas de arroz, destruindo-as num ápice.

Os locais tiram parco proveito do mautam: dos frutos do Bambu Muli fazem um chutney tido como afrodisíaco, e numa ‘vingança’ que não chega para os destruir, consomem os ratos pretos assados na brasa, como petisco.

Colmos de Bambu usados como andaimes
Cortesia John Davies

Colmos de Bambu usados como andaimes

A rápida renovação da floresta de Bambu Muli - a planta chega a crescer 1 metro por dia - é essencial para a economia da região, tantas são as múltiplas aplicações a planta tem: aproveitam-se os rebentos novos na alimentação, os colmos para fazer habitações, cercas, coberturas e inúmeros tipos de contentores – cestos, vasilhas para líquidos, etc. -, a palha verde para pasto de animais, e a seca para encher colchões. A dureza, flexibilidade e impermeabilidade dos colmos faz dos mais grossos óptimos componentes para andaimes de construção civil. Dos nós dos colmos escorre, em certas épocas, um líquido espesso, doce, e agradável, que, fermentado, dá uma bebida apreciada pelos locais. A rede de rizomas das plantas consolida os solos, impedindo que sejam arrastados para a Baía de Bengala.

Com a renovação, o Bambu Muli põe em marcha o seu relógio biológico, tão perfeito que uma vara cortada de uma planta, e plantada noutro local, ou mesmo outro continente, irá florescer e frutificar em simultâneo com a planta mãe.

Área: 21.081 km2

Principais centros: Aizawl (a capital)

 Sabores da Índia - Home