Sabores da Índia - Home

Meghalaya - Shillong

 

Shillong é a capital do Estado de Meghalaya.

Era uma localidade secundária do Planalto de Shillong, até suceder à vizinha Cherrapunji como capital do povo Khasi, uma etnia que habita o dito planalto e as vizinhas montanhas Khasi e Jaintia.

A mudança aconteceu em 1864, quando os ocupantes ingleses da Índia a escolheram para capital do território habitado pelos Khasis.

Em 1874, com a formação da província de Assam, sob governo de um Comissário inglês, o território Khasi foi nela englobado, e Shillong foi eleita capital do novo domínio, por troca com Guwahati, situada no Assam de hoje.

Os ingleses tê-la-ão escolhido pela sua posição estratégica, mas sobretudo pelo seu agradável clima, bem melhor que o da Índia tropical. Não certamente por acaso, os ingleses chamavam à região das Montanhas Khasi, vizinha de Shillong, a 'Escócia do Oriente'.

Em 1897, Shillong foi destruída por um terramoto, mas, de novo erguida, continuou como capital de Assam até 1972, ano em que o Estado de Meghalaya foi separado e a cidade foi escolhida para sede do poder estadual.

A sua economia assenta na transacção de produtos agrícolas diversos - arroz, painço, milho, gengibre, piripiri, etc. -, tem uma população maioritariamente cristã, e está rodeada por espectaculares paisagens.

Carregamento de gengibre, uma das riquezas da região de Shillong
Cortesia Galen Frysinger

Carregamento de gengibre, uma das riquezas da região de Shillong

 Sabores da Índia - Home