Sabores da Índia - Home

Meghalaya


Mapa - Meghalaya

Criado em 1972, está no nordeste da Índia, e é limitado a sul e sueste pelo Bangladesh, e no resto pelo Assam.

Meghalaya quer dizer literalmente 'casa das núvens', junção invertida de megha - núvens - e alaya - casa.

É uma região montanhosa de grande beleza, com picos com altitudes as variarem entre os 1220 e os 1830 m. Nela fica Cherrapunji, um dos sítios mais chuvosos do mundo, com uma precipitação anual de 11,43 m num período de 74 anos. A elevada precipitação inunda os vales, que são vencidos graças a pontes, algumas com vários níveis, conseguidas graças ao paciente encaminhamento, por sucessivas gerações de locais, de raízes de Ficus benghalensis que, ao crescerem, se entrelaçam, formando estruturas naturais e duradouras.

A floresta é densa e variada – pinheiro, carvalho, magnólia, etc. - e a vida selvagem diversificada - elefantes, tigres, leopardos, veados, javalis, etc..

Nas montanhas nascem vários rios, o mais importante dos quais é o Umiam-Barapani, principal fonte de energia hidroeléctrica para Meghalaya e Assam.

A economia é essencialmente agrícola, sendo o arroz, o painço, o milho, o gengibre, o piripiri, algumas das principais culturas. Existem todavia, importantes reservas de alguns minérios.

Área: 22.429 km2

Principais centros: Shillong (a capital), Cherrapunji

 Sabores da Índia - Home