Sabores da Índia - Home

Manipur - Imphal

 

Imphal é a capital do Estado de Manipur, erguida a cerca de 800 m de altitude, no vale do rio Manipur.

Foi casa dos rajahs - do Sânscrito rajan = rei – de Manipur, o último dos quais, Chura Chand, subiu ao trono em 1891, com apenas cinco anos de idade. Nos oito anos seguintes, o pequeno rajah exerceu o poder supervisionado pelos ingleses ocupantes da Índia, e só em 1907 assumiu o pleno governo, coadjuvado por uma durbar - assembleia de notáveis. Em 1917, na sequência de uma revolta de tribos locais, Manipur caiu sob alçada do governo do vizinho território de Assam. Com a independência da Índia, em 1947, a dependência de Assam acabou, e Manipur, depois de passar pelo estatuto de território federado do novo país, tornou-se estadoconstituinte da União Indiana, em 21 de Julho de 1972.

Imphal foi, em 1944, cenário de uma importante vitória táctica das forças anglo-indianas sobre os japoneses - um dos muitos confrontos ocorridos na chamada Frente de Burma – hoje Myanmar – da 2ª Guerra Mundial.

É um importante centro comercial, conhecido pela produção de muito procurados tecidos, loiça de cobre e latão, artesanato em bambu, artigos de couro, etc.. Tem, também, um complexo industrial que inclui um centro de produção de artigos electrónicos.

Os habitantes são, maioritariamente, da etnia meithei, cujas mulheres gozam de um elevado estatuto social e dominam o comércio do vale do rio Manipir. Professam predominantemente a religião Hindu, e falam essencialmente o Manipuri que, com o Inglês, é língua oficial do Estado de Manipur.

Mulheres num mercado de rua de Imphal
Cortesia Galen Frysinger

Mulheres num mercado de rua de Imphal

 Sabores da Índia - Home