Sabores da Índia - Home

Maharashtra - Caves de Ajanta

Fotos Galeria

Complexo de cerca de 30 caves cavadas na rocha, situado perto da localidade de Ajanta, em Maharashtra.

Numeradas sequencialmente, as caves ocupam a face de um penhasco que fica no lado sul de uma garganta em forma de ferradura, cavada pelo pequeno rio Waghora, ou Wagura. Facilmente acessíveis hoje, graças a um caminho que corre ao longo da base do penhasco, eram originalmente servidas por escadarias que arrancavam do rio, entre 10 a 35 m abaixo.

Fizeram parte de um importante centro budista, sendo umas caityas, - santuários -, outras viharas – mosteiros. As primeiras cinco terão sido construídas entre 100 A.C. e 100 D.C., provavelmente patrocinadas por soberanos da dinastia Satavahana, que governou a região entre 230 A.C. e 220 D.C.. As restantes terão sido talhadas durante um breve período, entre 460 e 480 D.C., por iniciativa do Imperador Harishena, da dinastia Vakataka, uma das várias que, na altura, procuravam dominar o Decão.

Depois de 480, com a tomada da região pelos Chalukyas, o Hinduísmo impôs-se como religião dominante, e as caves foram abandonadas. Sem uso, rapidamente foram engolidas densa floresta que, na época, cobria a região. Viriam a ser acidentalmente localizadas, em 28 de Abril de 1819, por um oficial da Companhia das Índias Orientais, o Capitão John Smith, do 28º de Cavalaria, durante uma caçada ao tigre. Smith acabou por vandalizar uma parede que estava a descoberto, gravando o seu nome e a data. Porque o fez apoiado num montão de detritos acumulados durante séculos, a inscrição está hoje fora da vista dos visitantes.

Reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade, as caves são um repositório dos mais belos exemplares sobreviventes de arte Indiana antiga.

Embora os elementos escultóricos sejam notáveis, nomeadamente os pilares, são os coloridos frescos que revestem paredes, e tetos, as mais notáveis peças. O estilo não tem paralelo na arte Indiana posterior, sendo, a um só tempo, expansivo, livre e dinâmico. As figuras ganham corpo e substância com uma invulgar distribuição de luz e sombra.

As grandes imagens dos bodhisattvas - destinados a terem o estatuto de Buda, nesta ou noutra vida - pintadas na cave número 1 combinam elegância com serenidade. Outraspinturas espalhadas pelas caves representam exuberantemente episódios da vida de Buda, lendas e divindades budistas. Os tetos estão cobertos por ricos motivos centrados na flor de lótus, e no mundo dos animais e aves.

O imenso trabalho feito nas caves de Ajanta, e em muitos outros templos espalhados pela Índia, só foi possível com a participação não paga de membros das castas Vaishya e Shudra, chamados, respectivamente, vishti e balutem.
Segundo a tradição, as varnas - classes sociais - da Índia Hindu emanaram, sob a forma de cores, do corpo de Prajapati - um deus criador da época védica. Por ordem de estatuto: Brahman (branco), da cabeça; Kshatriya (vermelho), dos braços; Vaishya (amarelo), dos punhos; Shudra (preto), dos pés.
Tradicionalmente, destas castas faziam parte: da Brahman, os sacerdotes e ensinadores da lei; da Kshatriya, os militares e guerreiros; da Vaishya, os comerciantes e mercadores; da Shudra, os artesãos e trabalhadores.
Fora do sistema de castas ficavam os Harijan - intocáveis -, trabalhadores e pessoas comuns que praticavam tarefas, ou actos, considerados poluentes. O estatuto de Hajiran foi banido pela Assembleia Constitucional Indiana, em 1948, muito graças a uma firme campanha de Mahatma Gandhi, que chamava aos Hajirans 'filhos de deus'.
Contrariamente ao que aconteceu no Ocidente, em que a mão de obra intensiva necessária em muitos empreendimentos foi suprida com a escravatura, na Índia o sistema de castas tornou essa prática desnecessária.

Fotos Galeria

Exterior das Caves de Ajanta
Cortesia Sudheer Birodkar

Pormenor do Exterior das Caves de Ajanta
Cortesia Sudheer Birodkar

Friso Esculpido das Caves de Ajanta
Cortesia Sudheer Birodkar

Interior de uma das Caves de Ajanta
Cortesia Sudheer Birodkar

Exterior das Caves de Ajanta
Cortesia Sudheer Birodkar

Vistas diversas das Caves de Ajanta


Mais fotos:
Aproximação Caves
Entrada Cave
Fresco
Buddah Reclinado
Buddah
Baixo Relevo

 Sabores da Índia - Home