Sabores da Índia - Home

Maharashtra


Mapa - Maharashtra

O nome Maharashtra apareceu no século VII, e derivará de marathi, - 'grande condutor de carro de guerra' -, referência a uma eficaz força guerreira que, vinda do norte, ocupou a região.

Desde essa altura até 1307 o actual estado esteve dividido em vários principados Hindus, para, depois de 1307, passar a estar sob domínio de várias dinastias muçulmanas. No século XVI voltou a ser dividido entre vários reis muçulmanos que constantemente combatiam entre si.

No meio do caos, em 1627, nasce Sivaji Bhonsle, futuro fundador do Império Maratha que abanou até aos alicerces o Império Moghul sedeado em Delhi

Durante o século XVIII, o Império Maratha reinou sobre quase toda a Índia ocidental e central, e vastos segmentos do norte e do sul. Viria a sucumbir para o domínio inglês no princípio do século XIX.

A região chegou, com o nome de Presidência de Bombaim, à independência da Índia, em 1947, altura em que mudou o nome para Estado de Bombaim. No ano seguinte, vir-lhe-iam a ser agregados alguns principados – Badora, nomeadamente -, para, em 1956, lhe serem adicionadas vastas áreas de Madhya Pradesh e do antigo estado de Hyderabad.

Ficou um estado onde, no norte, residiam essencialmente os falantes de Gujarati, e, no sul, habitavam os falantes de Marathi.

Em 1 de Maio de 1960 viria a acontecer a separação em dois estados: Gujarat e Maharashtra.

Maharashtra tem fronteiras terrestres com os estados de Gujarat, Madhya Pradesh, Chhattisgarh, Andhra Pradesh, Karnataka e Goa e, a oeste, com o Mar Arábico.

É atravessado por inúmeros rios nascidos nos Gates ocidentais. Os principais: Godavari, Kistna, Tapi, Bhima, Wardha, Waiganga.

A capital Mumbai (Bombaim) fica numa ilha ligada ao continente por estrada e caminho de ferro. Cognominada o ‘Portão da Índia’, é um dos maiores centros comerciais, financeiros e industriais do país.

Área: 307.713 km2

Principais centros: Mumbai (a capital), Poona, Nagpur, Kolhapur, Sholapur

 Sabores da Índia - Home