Sabores da Índia - Home

Madhya Pradesh - Sanchi

Fotos Galeria

Sanchi, a 70 km ao norte de Bhopal, é o local onde foram construídas algumas das mais velhas estruturas religiosas Budistas da Índia.

Foram feitas por ordem do Imperador Ashoka, no séc. III A.C., e progressivamente abandonadas com o declíneo do Budismo na Índia. Redescobertas por um oficial Inglês em 1818, sofreram obras de restauro entre 1912 e 1919.

Trata-se de Stupas, estruturas abobadadas construídas sobre relíquias ou locais sagrados, amplamente cobertas de baixos relevos contando a história da vida de Buda.

Algumas foram abertas, e nelas encontrados relíquias de famosos discípulos do grande mestre Buddha Gautama, e mais de 400 registos epigráficos.

O conjunto está implantado num morro com 90 m de altura, que sobressai do terreno circundante,

A Grande Stupa, ou Stupa I, a maior de todas, está rodeada por uma sólida cerca de pedra com quatro entradas, tantas quantos os pontos cardeais, cada uma formada por dois pilares encimados por capitéis esculpidos e três travessas superiores de união também esculpidas. Está coberta por uma cúpula semiesférica - anda ou garbha-, que representa a abóbada celeste sobre a Terra, e tem no topo uma cerca quadrangular - harmika -, simbolizando uma montanha. Dessa cerca eleva-se um mastro - yasti -, que representa o eixo cósmico e ostenta 'chapéus' - chatras -, de diâmetros decrescentes, que simbolizam os vários céus devaloka.

Fotos Galeria

Uma das Stupas de Sanchi
Cortesia David Jones

Uma das Stupas de Sanchi

Estátuta de Buda das Stupas de Sanchi
Cortesia Sudheer Birodkar

Estátuta de Buda das Stupas de Sanchi


Mais fotos:
Acesso às Supas
Stupa I (Entr. Norte)
Stupa I (Entr. Sul)
Stupa I (Detalhe)
Stupa I (Detalhe)
Stupa I (Detalhe)
Stupa III
Stupa II

 Sabores da Índia - Home