Sabores da Índia - Home

Madhya Pradesh - Bhopal

 

Bhopal é a capital do Estado de Madhya Pradesh.

Fica no meio de uma fértil zona agrícola do Planalto Malwa, nas encostas de um desfiladeiro calcário. A sul, dois grandes lagos com vários palácios e uma fortaleza de 1728. Na cidade, várias mesquitas, entre elas a maior da Índia, a Taj-ul-Masjid, do século XIX.

Tradicional pólo de indústria pesada, Bhopal foi, em Dezembro de 1984, palco do maior acidente industrial da história, quando 45 toneladas de isocianeto de metil, um gás venenoso, se espalharam sobre a cidade, depois de escaparem de uma fábrica de adubos pertencente à subsidiária Indiana da americana Carbide Corp.. Resultado: 2.500 mortos e 50.000 temporariamente incapacitados por problemas respiratórios. Causas: falhas nos procedimentos operativos e de segurança e insuficiência de quadros, tudo confirmado por investigações posteriores.

Bhopal fez parte do Principado de Bhopal, fundado em 1723 por Dost Mohammad Khan, um aventureiro afegão. O Principado tornou-se aliado dos ocupantes da Companhia das Índia Orientais, ao celebrar com eles um tratado, no início da Guerra dos Pindaris, em 1817.

Os Pindaris eram cavaleiros irregulares agregados a exércitos muçulmanos da Índia, que tinham como forma de pagamento o saque autorizado. Com a decadência do Império Moghul, organizaram-se em grupos que progressivamente se fortaleceram e acabaram a fazer incursões na Índia ocupada pela Companhia das Índia Orientais, a partir de esconderijos no Planalto Malwa. Normalmente juntavam-se em Novembro, para planear e desencadear os seus ataques. Numa sortida à costa de Masulipatam, no Andhra Pradesh, onde estava, desde 1611, o primeiro posto comercial inglês, saquearam 340 localidades, feriram 680 pessoas e torturaram outras 3.600, fugindo com um avultado saque. Em 1808-09 pilharam o Gujarat e, em 1812, Mirzapur, no Utttar Pradesh. Chegaram a ser cerca de 30.000, metade deles bem armados. Para os aniquilar, os ingleses desencadearam a Guerra dos Pindaris (1817-18) que mobilizou cerca de 120.000 soldados. Após pouca resistência, muitos dos chefes Pindaris renderam-se, e os seus seguidores dispersaram.

Bhopal foi, em 1818, integrada na inglesa Agência de Bhopal, uma subdivisão da mais alargada Agência Inglesa da Índia Central, com sede em Sehore.

Depois da independência da Índia, Bhopal viria, em 1956, a ser integrada no Estado de Madhya Pradesh, passando a capital estadual.

Flores, em lembrança dos mortos de Bhopal e de como as multinacionais, na procura do lucro, desprezam os mais elementares valores da Humanidade

Flores, em lembrança dos mortos de Bhopal e de como as multinacionais, na procura do lucro, desprezam os mais elementares valores da Humanidade

 Sabores da Índia - Home