Sabores da Índia - Home

Kerala - Cochin

 

Cidade maior do estado de Kerala que alberga um dos principais portos da Índia.

A ‘grande Cochin’ é uma malha urbana que cobre um conjunto de ilhas e localidades incluindo Trikkakara, Eloor, Kalamassery, Trippunithura, Ernakulam, Mattancheri, Fort Cochin, e as ilhas de Willingdon, Vypin e Gundu.

O porto águas profundas de Cochin está dotado, desde o início do século XX, com óptimas facilidades portuárias, docas secas e estaleiros, e opera todo o ano, mesmo na estação das monções. É o principal centro de treino da Marinha Indiana.

A ilha de Willingdon, que liga Fort Cochin com Ernakulam e outras localidades por estrada e uma ponte férrea, foi construída com as terras resultantes de dragagens dos canais interiores do porto.

Um sistema de canais interiores, correndo paralelo à costa, proporciona à cidade um meio barato de transporte encorajador do comércio.

Ligada às principais cidades da Índia por um bom aeroporto, Cochin tira partido da sua localização numa zona bucólica e pitoresca para atrair o turismo.

A cidade tem o seu nome inesquecivelmente ligado às especiarias.

Pouco depois da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, Pedro Álvares Cabral estabeleceu em Cochin, em 1500, o primeiro posto europeu na Índia.

Vasco da Gama, na sua segunda viagem à Índia, fundou em Cochin, em 1502, a primeira feitoria portuguesa e Afonso de Albuquerque construiu aí, em 1503, a primeira fortaleza portuguesa em território Indiano.

Em Fort Cochin está a Igreja de São Francisco, a primeira igreja europeia em terras da Índia, erigida pelos portugueses em 1510. Foi depósito temporário dos restos mortais de Vasco da Gama antes de terem sido trazidos para Portugal.

A cidade continuou na posse dos portugueses até ter sido conquistada pelos holandeses em 1663. E foi sob ocupação holandesa (1663-1795), que Cochin ganhou maior importância: do seu porto foram expedidas então incontáveis toneladas de pimenta, cardamomo, coco, etc..

Aos holandeses sucederam os ingleses, até 1947, ano de independência da Índia.

Cochin é, ainda hoje, um importante, se não o mais importante, centro de comércio de especiarias da Índia.

Em Mattancheri está uma histórica sinagoga erigida pela comunidade judaica de Cochin, a mais antiga da Índia, crendo-se que foi fundada no século IV A.C.. Quase todos os seus membros emigraram para Israel no fim do século XX.

A população de Cochin é maioritariamente Hindu, com minorias Muçulmana, Cristã Síria e Judaica.

Artes de pesca perto de Cochin
Cortesia Galen Frysinger

Artes de pesca perto de Cochin

 Sabores da Índia - Home