Sabores da Índia - Home

Karnataka - Belur

 

Cidade do distrito de Hassan, do Estado de Karnataka, reconhecidamente um dos mais importantes destinos turísticos desse estado.

Belur, que se terá chamado inicialmente Velapuri, chegou a ser capital do Império Hoysala, mas acabou por perder esse estatuto para Halebid, distante apenas 16 km.

Fica numa região essencialmente agrícola, que produz arroz, café, pimenta, cardamomo, gengibre, cana de açúcar.

A sua fama deve-se sobretudo ao seu templo Chennakeshava, um dos mais belos exemplares existentes da arquitectura Hoysala. Dedicado ao deus Vishnu, foi mandado fazer pelo rei da Dinastia Hoysala Vishnuvardhana, para comemorar a sua vitória sobre os Cholas na batalha de Talakad, em 1117. Sem confirmação, conta-se que a contrução durou 103 anos e só terminou no tempo de Veera Ballala II, neto de Vishnuvardhana.

A fachada está repleta de esculturas e frisos contínuos, representando elefantes, leões, cavalos, cenas da mitologia Hindu, sensuais bailarinas shilabalikas -, etc., etc.. Nenhum espaço foi deixado vazio. As entradas estão vigiadas, em ambos os lados, por dvarapalakas - porteiros - soberba e elaboradamente vestidos. A maior parte do trabalho é atribuído a um escultor de nome Jakanachari, com possível participação do filho, Dankanachari.

Na vizinhança, outro templo, o Kappe Chennigraya, mandado erigir por Shantaladevi, mulher de Vishnuvardhana.

Vishnuvardhana, que reinou entre 1110 e 1141, foi, para além de incansável conquistador de território para o seu Império, um zeloso patrocinador das artes. Durante o seu reinado fez erguer 1.500 templos, em 958 diferentes locais. Deles só 100 chegaram aos nossos dias. Todos se caracterizam por um exuberante, e exaustivo, uso de esculturas e elementos decorativos esculpidos. A existência local de xisto cloretoso, que é macio quando recentemente desenterrado e vai endurecendo com a exposição ao ar, permitiu que os escultores fossem longe na profundidade de corte, e no detalhe, usados nos seus trabalhos.

Entrada do templo Chennakeshava
Cortesia Sudheer Birodkar

Entrada do templo Chennakeshava

Dvarapalaka da entrada do templo Chennakeshava
Cortesia Sudheer Birodkar

Dvarapalaka da entrada do templo Chennakeshava

Shiva Dançante do templo Chennakeshava
Cortesia Sudheer Birodkar

Shiva Dançante do templo Chennakeshava

 Sabores da Índia - Home