Sabores da Índia - Home

Karnataka


Mapa - Karnataka

Estado da costa ocidental da Índia, limitado por Goa e Maharashtra a norte, Andhra Pradesh a leste, Tamil Nadu a sueste, Kerala a sul, e pelo Mar Arábico a oeste.

Criado a 1 de Novembro de 1956, com o nome de Mysore, foi rebaptizado para Karnataka em 1973.

O nome derivará das palavras Kannada karu e nâdu, significando 'terra elevada'.

O Karnataka de hoje é parte do que foi um território unificado sob o reinado Vijayanagar (c. 1300-1600), posteriormente reduzido por sucessivas conquistas de terras pelos reis muçulmanos, pelos Moghul, e pelos vizinhos principados Maratha e de Hyderabad. O restante permaneceu unificado como principado independente do Mysore, até à ocupação inglesa, em 1799.

Imediatamente antes da independência da Índia, em 1947, Mysore era um principado sem costa marítima que foi aumentado com a inclusão de terras de estados vizinhos – unindo os território de língua Kannada –, à data da sua formação como estado, em 1956.

As suas duas principais bacias hidrográficas são a do Krisnha – com os afluentes Bhima, Ghataprabha, Vedavati, Malaprabha, e Tungabhadra -, no norte, e a do Cauvery – com os tributários Hemavati, Shimsha, Arkavathi, Lakshmana Thirtha e Kabini -, no sul. Ambos os rios correm para leste, desaguando na Baía de Bengala. Estão na base da grande capacidade hidroeléctrica do Karnataka.

Há também recursos minerais – ouro, prata -, agrícolas – café -, florestais – sândalo -, uma forte e variada indústria, centros de investigação e desenvolvimento.

A capital é Bangalore – o seu cognome ‘silicon valley da Índia’ diz bem da sua importância na área novas tecnologias.

Área: 191.791 km2

Principais centros: Bangalore (a capital), Mysore

 Sabores da Índia - Home