Sabores da Índia - Home

Jharkhand - Ranchi

 

Ranchi é a capital de Jharkhand.

Fica a cerca de 600 m de altitude, rodeada de florestas, na parte sul do Planalto Chota Nagpur, a exremidade oriental do Planalto do Decão.

Terá começado como Archi, localidade que hoje é ocupada pela Ranchi Velha – Purani Ranchi. Através dos tempos, o nome Archi – 'campo de bambu', em dialecto da tribo Oraon, ou Kurukh, que desde sempre habitou a região - terá evoluído para Rachi, e depois Ranchi.

Está inserida numa zona tribal de milenar identidade histórica, que, todavia, conheceu o domínio dos Impérios Hindus – primeiro o Maurya, depois o Gupta -, do Império Moghul, e, finalmente, dos ocupantes ingleses da Índia.

Insubmissos, os locais sempre lutaram contra os ocupantes e persistiram na defesa da sua identidade histórica. Ranchi foi centro do movimento que levou à criação, em 2000, do Estado de Jharkhand, a partir de vários distritos retirados ao vizinho Bihar.

A arreigada cultura tribal da região está espelhada no Tribal Research Institute and Museum, em Ranchi, no Morro Morhabadi, ou Morro Tagore porque o irmão mais velho do teórico do Hinduísmo Rabindranath Tagore, Jyotirindranath Tagore, lá construiu um retiro.

Ranchi é conhecida como a 'Cidade das Quedas de Água', tantas são as pequenas - e grandes - quedas de água que existem na sua vizinhança. As mais importantes: Dassam, Hundru, Jonha, Hirni, Panchghagh, Sita.

O seu agradável clima valeu-lhe o estatuto de 'estância de montanha' durante a ocupação inglesa, e chegou a ser 'capital de Verão' do antigo Bihar, mas a explosão demográfica, e a progressiva industrialização da zona, determinaram alterações climáticas que progressivamente a desclassificaram.

Na cidade, e em redor, diversos templos, com destaque para o Pahari Mandir, dedicado a Shiva, erguido no topo de um morro em cuja base o coronel inglês Onsely, em 1842, mandou escavar um lago artificial, e o Jagannathpur, arquitectado por Thakur Ani Nath Shahdeo, em 1691.

Com a criação de Jharkhand, Ranchi conheceu um ‘boom’ demográfico e de desenvolvimento. Está hoje dotada de excelentes instituições educativas, desportivas, sanitárias. O comércio é florescente e as diversões abundam. A indústria progride. Em 2010, Ranchi estava entre as cidades que mais emprego criavam na Índia.

Não longe fica Doranda, localidade onde tesouraria, igreja, e posto policial construídos pelos ocupantes ingleses foram destruídos por revoltosos, durante o que ficou para a história como Motim Indiano.

Queda de água perto de Ranchi
Cortesia Galen Frysinger

Queda de água perto de Ranchi

 Sabores da Índia - Home