Sabores da Índia - Home

Jharkhand


Mapa - Jharkhand

Estado do leste da Índia, 'extraído' da parte sul do Bihar em 15 de Novembro de 2000.

Partilha fronteiras com o Bihar a norte, Uttar Pradesh e Chhattisgarh a oeste, Orissa a sul, e Bengala a leste.

Ocupa uma área de florestas sempre verdes, montes ondulantes e planaltos rochosos, com locais de especial beleza.

Historiadores sublinham a existência de Jharkhand como entidade geopolítica mesmo antes do Império Magadha. Com chefes tribais – Munda Rajas, alguns deles subsistindo ainda hoje -, detentores de grandes parcelas de terreno, a região foi ocupada pelos Moghul, que a chamaram Kukara.

Em 1765, a zona caiu sob domínio da Companhia das Índias Orientais, e tomou o nome actual: Jharkhand – a terra de 'jungles' – florestas - e 'jharis' – bosques.

Cedo os locais iniciaram um período de sistemáticas e sangrentas revoltas contra o domínio britânico, a que sucedeu um tempo de luta política não menos firme.

Uma permanente luta pelo reconhecimento da identidade Jharkhand – mesmo depois da independência da Índia – culminou com a formação do actual estado a partir de 18 distritos meridionais do Bihar, mas há ainda hoje quem reclame a adição de outros distritos pertencentes a outros estados vizinhos.

O estado é o maior produtor de minerais do país: ferro, carvão, mica, bauxite, grafite, cobre, calcário, urânio, são exemplos. Tem também recursos florestais notáveis.

Área: 74.677 km2

Principais centros: Ranchi (a capital), Dumka, Jamshedpur – a maior cidade do estado -, Dhanbad, Bokaro, Hazaribagh

 Sabores da Índia - Home