Sabores da Índia - Home

Jammu and Kashmir - Srinagar

 

Capital do estado de Jammu and Kashmir, situada nas margens do rio Jhelum, a 1.600 m de altitude, no Vale de Kashmir. Rodeada de montanhas e límpidos lagos, é uma das mais belamente situadas cidades do mundo. Dela se avista o Nanga Parbat, 8.126 m de altitude, um dos mais impressionantes picos dos Himalaias.

Perto ficam o Lago Dal, com as suas casas e hotéis flutuantes, os célebres jardins moghul de Shalimar e Nishat, e o Gulmarg - o 'prado das flores' -, a 2.590 m de altitude. As montanhas circundantes estão abundantemente florestadas com pinheiros, abetos e cedros.

Com um Parlamento ao estilo Britânico, e a primeira universidade para mulheres, Srinagar foi, durante mais de um século, o retiro de Verão favorito de muitas famílias Inglesas destacadas para a Índia.

Entre os muitos templos e mesquitas existentes na cidade destacam-se a Mesquita Hazratbal, depositária de uma cabelo do profeta Muhammad - Maomé -, e a Jami Masjid, mesquita construída no século XV, considerada a maior de Kashmir.

O rio Jhelum, atravessado por sete pontes, e os inúmeros canais adjacentes fervilham de shikaras, as gôndolas do Kashmir. Nalguns trechos das muralhas que ladeiam as margens do rio podem ser vistos materiais retirados de templos hindus destruídos durante a ocupação da Índia pelos muçulmanos.

Industrialmente, Srinagar destaca-se pela sua produção de tapeçarias, sedas, loiças de cobre e prata, trabalhos em couro e peças de madeira entalhada.

Rua de Srinagar
Cortesia Galen Frysinger

Pessoas numa rua de Srinagar

 Sabores da Índia - Home