Sabores da Índia - Home

Gujarat - Ahmadabad

 

Embora o Estado de Gujarat tenha como capital oficial Gandhinagar - literalmente, 'cidade de Gandhi' -, começada a construir em 1966, a sua capital histórica é Ahmadabad, ou Ahmedabad.

Ahmadabad, 440 km a norte de Mumbai, ocupa as duas margens do rio Sabarmati, com a cidade velha na margem oriental e a cidade nova na ocidental.

Foi fundada em 1411 pelo primeiro Sultão muçulmano independente do Gujarat, Ahmad Shah, perto da já existente cidade Hindu de Asawal. Cresceu e prosperou durante um século, mas o progressivo enfraquecimento da dinastia de Sultões levou à anarquia e lançou-a no declínio.

Em 1572, o Imperador Moghul Akbar ocupou-a e fê-la reganhar importância, mas voltaria entrar em fase descendente após a morte do Imperador Moghul Aurangzeb, em 1707. Ao novo declínio só foi posto fim com a anexação do Gujarat pela Companhia das Índias Orientais, em 1818. Subsequentemente a cidade tornou-se a sexta mais populosa da Índia e o maior centro industrial interior do país. Para isso muito contribuiu a implantação de indústrias de tecelagem de algodão, com a primeira unidade a começar a laborar em 1859.

O Sultão Ahmad Shah e os seus sucessores fizeram desmantelar e adaptar vários templos Hindus, para oa transformar em mesquitas. Daí a presença de inequívocos traços Hindus nas muitas mesquitas da cidade: a Jami Masjid - Grande Mesquita -, acabada em 1424, com o túmulo de Ahmad Shah, de 1441, à entrada, o Tin Darwaza, um triplo arco construído na estrada de acesso, em 1425, que o Sultão atravessava quando ia orar, e um átrio com 260 pilares finamente esculpidos, uma marca definitivamente Indiana; a Muhafiz Khan, de 1492; a Sidi Said, erigida entre 1510 e 1515, com janelas de painéis minuciosamente rendilhados; a exuberantemente rica Rani Rupmati, de 1515, etc..

Sabarmati, um subúrbio na parte ocidental da cidade, ficou célebre por ter sido palco de um ashram - retiro religioso - de Mahatma Gandhi, cuja língua mãe era o Gujarati.

Local de interesse também é o vizinho Lago Kankaria, com alamedas, barcos, jardim, e um museu concebido por Le Corbusier.

Ahmadabad foi escolhida para capital do Estado de Gujarat, em 1 de Maio de 1960, data em que ele foi criado, mas viria a perder esse estatuto para Gandhinagar em 1970.

Janela rendilhada na mesquita Sidi Said
Cortesia Sudheer Birodkar

Janela rendilhada na mesquita Sidi Said

 Sabores da Índia - Home