Sabores da Índia - Home

Gujarat


Mapa - Gujarat

Estado da costa ocidental da Índia, limitado a oeste e sul, entre os golfos de Cutch e de Camban, pelo Mar Arábico, a noroeste pelo Paquistão, a norte pelo Rajasthan, a leste pelo Madhya Pradesh, e a sueste pelo Maharashtra.

Deve o nome aos Gurjaras, que reinaram na área nos séculos VIII e IX.

O Gujarat foi parte do Império Gupta durante os séculos IV e V. Depois dos Gurjaras, sob a dinastia Solanki, alcançou a sua maior extensão e grande desenvolvimento. A seguir foi sucessivamente conquistado por muçulmanos árabes, pelos Moghul, e pelos Maratha.

Em 1818, grande parte do Gujarat caiu sob administração da Companhia das Índias Orientais, vindo, em 1857, a ser transformado em província do Império Britânico da Índia.

A seguir à independência da Índia, em 1947, o Gujarat – falante do Gujarati, língua indo-ariana derivada do Sânscrito - integrou o estado de Bombaim, para, em 1960 vir a ser separado da área falante do Marathi – hoje Maharashtra.

A agricultura desempenha papel de relevo, com a área agrícola a suplantar metade da área total do estado. Trigo e painço, mais o arroz nas áreas mais húmidas, são as principais culturas cerealíferas. Importantes também são a cana de açúcar, o algodão, o tabaco e o amendoim. Acresce a pecuária, focada na produção de lacticínios.

Mas o Gujarat é também um dos mais importantes estados industriais da Índia: petróleo, sal, cimento, óleos vegetais, químicos e farmacêuticos são as suas principais produções. Para não falar da indústria têxtil, que valeu a Ahmadabad o cognome de Manchester da Índia, tantas são as fábricas têxteis lá existentes.

Mais de 40 portos – com Kandla à cabeça -, e 9 aeroportos, suportam a dinâmica economia.

Área: 196.024 km2

Principais centros: Chandhinagar (a capital), Ahmadabad, Vadodara (Baroda), Rajkot, Bhavnagar, Jamnagar

 Sabores da Índia - Home