Sabores da Índia - Home

Delhi - Qutab Minar

O Qutab Minar, em Delhi
Cortesia The World Factbook

O Qutab Minar, em Delhi

Imagem ampliada

Mais fotos:
Pilar

Fotos Galeria

O Qutab Minar é uma imponente estrutura de pedra de calcário vermelho e creme, com 72,5 metros de altura, um diâmetro na base de 14.32 m, um diâmetro no topo de 2.75 m, e 379 degraus que levam do nível térreo ao cimo.

Foi um dos primeiros monumentos muçulmanos na Índia, mandado construir por Qutab-ud-Din Aibak em 1199, diz-se que para celebrar a vitória de Mohammed Ghori, invasor vindo do Afeganistão, sobre os Rajputs locais, em 1192. Está localizado no sítio de Pithoragarh, capital de Prithiviraj Chauhan, o último soberano hindu de Delhi.

No tempo de Qutab-ud-Din Aibak foi erigido apenas o primeiro andar. Ou outros andares foram-lhe acrescentados na época de Shamsud-Din IItutmish (1211-36), sucessor e genro de Qutab-ud-Din Aibak. Na construção foram empregues materiais retirados de templos Hindus e Jains saqueados pelos invasores. Todos os andares são encimados por varandas circulares salientes, suportadas por consolas de pedra decoradas em favo de mel.

Nas paredes, numerosas inscrições, em Arábico e Nagari, contam a história do monumento. Segundo elas, a estrutura terá sido objecto de reparações feitas por iniciativa de Firoz Shah Tughlaq (1351-88) e Sikandar Lodi (1489-1517).

Fotos Galeria

 Sabores da Índia - Home