Sabores da Índia - Home

Dadra and Nagar Haveli


Mapa - Dadra and Nagar Haveli

Território encravado entre os estados de Gujarat e Maharashtra, a cerca de 24 km do Mar Arábico, formado por duas porções: Nagar Haveli, com 69 localidades; Dadra, com três localidades.

Tem por capital Silvassa, ocupa um total de 491 km2, e é administrado pelo Governador de Goa.
O terreno é acidentado, chegando aos 300 m de altitude a este e nordeste, junto aos Gates Ocidentais. As planícies centrais são atravessadas pelo rio Damanganga – que corre para noroeste direito a Daman - e seus tributários.

O território esteve sob ocupação portuguesa, agregado ao distrito de Daman, até à noite de 21 de Julho 1954, quando Dadra foi ocupada por nacionalistas. Destino igual teve Nagar Haveli duas semanas depois. Era o princípio do fim do império colonial português.

Nagar Haveli tinha sido, em 1783, cedida aos portugueses pelos Marathas, então senhores do território, como compensação por um navio português afundado pela marinha Maratha.Dadra viria a ser ocupada pelos portugueses três anos mais tarde.

Cerca de 4/5 da população são tribos Adivasi, sendo as mais numerosas as Varli, Dhodia, e Konkan. Por isso, na região são falados vários dialectos, a par com o Gujarati e o Marathi.

Predomina a religião Hindu, com pequenas minorias muçulmana e cristã.

A economia foi predominantemente agrícola, também com uma componente florestal importante, já que a floresta cobre 40% do território. Hoje é a indústria que domina.

Área: 491 km2

Principais centros: Silvassa (a capital)

 Sabores da Índia - Home