Sabores da Índia - Home

Chhattisgarh - Raipur

 

Raipur é a capital do Estado de Chhattisgarh, situada numa planície que tem o mesmo nome do estado e forma a bacia superior do Rio Mahanadi.

A região terá sido governada, a partir de Ratanpur - cidade em ruínas no Madhya Pradesh de hoje -, pela Dinastia Haihaya, fundada cerca do ano 750, e, a partir do séc. XI, pela Dinastia Karaculi, com destaque para o soberanos Jajalladeva I, no séc. XII, e Pratapamalla (1188-1217).

Raipur terá sido, com os Haihayas, um pequeno lugar com uma fortaleza, e terá ganho o nome e o estatuto de cidade com Rai Brahma Deo, da dinastia Karaculi, no séc. XIV. No século seguinte a dinastia partir-se-ia em dois ramos, passando um a governar a partir de Ratanpur, e outro a partir de Raipur, com a história da região a tornar-se nebulosa até ao século XVII, altura em que foi ocupada pelos Marathas, oriundos do Maharashtra.

No século seguinte, em 1845, passou para as mãos dos ocupantes ingleses da Índia, que fizeram dos então existentes 14 principados feudais, uma sub agência da Agência dos Estados Orientais, e escolheram, em 1854, Raipur para seu quartel general.

Após a independência da Índia, em 1947, a região de Chhattigarh ficou integrada no estado de Madhya Pradesh de então. Dele viria a separar-se somente no ano 2000, com estatuto de novo estado e capital em Raipur.

A economia da cidade gira à volta do processamento de bens alimentares – arroz, trigo, oleaginosas, etc., -, e da exploração madeireira, mas também, e cada vez mais, em torno das indústrias do aço – é o maior mercado de aço da Índia - e do cimento.

Tem um museu, é sede da Universidade Pandit Ravishankar Shukla, criada em 1964, e tem várias academias de música. A sul, ruínas de um forte, e não só, possivelmente do tempo dos reis Haihaya, atestam a antiguidade do local.

Cerca de 20 km a sueste fica Naya Raipur – Nova Raipur -, uma cidade recente, criada de raiz a partir de aldeias existentes, com preocupações ambientais e culturais, que virá provavelmente a ser a nova capital, pelo menos administrativa, de Estado de Chhattisgarh.

Floresta, um pilar da economia tradicional de Raipur

Floresta, um pilar da economia tradicional de Raipur

 Sabores da Índia - Home